sexta-feira, 13 de abril de 2012

n/228 - DICAS, IDEIAS & SERVIÇOS {DIS} - Lazer e Cultura - são paulo

() - sexta/13 de abril/2012
====================
O filme brasileiro 
"Quase no Céu" de 1949.
texto de NEWTON MELLO 
testemunha dessa 
HISTÓRIA & DOCUMENTO:
(se você quer saber, o depoimento que vai ler, é uma delícia de texto e  informação do NEWTON, trazendo figuras, artistas, empresas e empresários conhecidos num testemunho vivo e preciosíssimo):

”Quase no Céu”: Com Alfredo Nagib e Sônia Maria Dorce. (1949) – direção de Oduvaldo Viana, participações de Hebe Camargo, Dionísio de Azevedo, Lima Duarte, Lolita Rodrigues, Homero Silva, Oduvaldo Viana Filho (Vianinha), Vida Alves e outros. Produção: “Rádio Tupy de São Paulo” (Diários Associados).  







"No filme brasileiro de 1949, "Quase no Céu", produzido pela "Rádio Tupy de São Paulo" (Diários Associados) e dirigido por Oduvaldo Viana, o pai do Vianinha, trabalham como atores principais Alfredo Nagib e Sônia Maria Dorce. Ela foi, depois, de 1955 a 1959, minha colega de classe no Colégio Rio Branco. Na época ela era uma celebridade na cidade pois aparecia diariamente na televisão. Infelizmente não havia ainda o videotape e as imagens não foram registradas. Aparentemente só o Museu da Televisão guarda alguns filmes feitos sobre os programas da época. Ele, o Alfredo Nagib é o pai da Lúcia Nagib a internacional crítica de cinema que foi inspiradora da minha filha Cecília para seguir carreira análoga." (Newton Mello)

"Está no ar
a televisão no Brasil".
 


"PS: No ano seguinte a este filme, ou seja 1950, foi inaugurada a televisão brasileira, a "PRF-3TV Televisão Tupy - Canal 3", pelo Assis Chateubriand. A Sônia Maria Dorce foi a primeira pessoa que apareceu na televisão anunciando: "Está no ar a televisão no Brasil". Éramos a quinta cidade do mundo a ter sua própria emissora de televisão. Antes dela só Nova York, Los Angeles, Londres e Paris.  Meu pai havia estado nos Estados Unidos a mando da empresa "Mecânica Nacional" logo no início de 1951 e de lá trouxe uma televisão RCA Victor. No ano seguinte, 1952, os proprietários do Grupo Metalma, ao qual pertencia a citada "Mecânica Nacional", respectivamente os irmãos Ciccilo Matarazzo e Paulo Matarazzo decidiram fechar a "Mecânica Nacional" para desgosto do meu pai. Ele voltou a trabalhar na "Metalma", fábrica de latas do grupo, mas, poucos meses depois pediu demissão para montar sua própria empresa. 

E assim permaneceu no setor de máquinas industriais ou, mais particularmente, no setor de máquinas-ferramenta para trabalhar metais. Mas, se Ciccilo Matarazzo, sobrinho do Francisco Matarazzo da Avenida Paulista e das "Indústrias Reunidas F. Matarazzo", fundou a Bienal de Arte Moderna de São Paulo, uma outra pessoa ligado às artes do grupo, o Engº Franco Zampari, que havia chegado da Itália para chefiar a Diretoria Industrial da Metalma, e que havia sido chefe do meu pai, foi por sua vez, o grande incentivador do teatro e do cinema no Brasil. Foi Franco Zampari quem fundou o Teatro Brasileiro de Comédia e a Cia. Cinematográfica Vera Cruz. Mas tudo isso é outra história."  (Newton Mello)

Que História linda e importante essa sua, Amigo Newton!  Sinto-me privilegiado.
====================


CO(M)LUNA SOCIÁVEL
escrevendo-falando AQUI sobre PESSOAS,
mais do que por profissão, 
o faço pelo CORAÇÃO.
DANDO BOAS VINDAS
À NOVA
PARTICIPANTE QUE ESTÁ CHEGANDO, DE ALFENAS

Bem vinda ANDRÉIA ÁVILA
====================
ANDRÉIA ÁVILA, 
de Alfenas (mg), onde tenho vário(a)s e precioso(a)s Amigo(a)s Virtuais
====================


faça como Andréia Ávila; 
podendo e querendo, cadastre-se você também; 
é grátis. SEJA BEM VINDO(A)!
====================

dica(s) de filme(s) 
(com trailer):
textos da Psicanalista ELEONORA ROSSET
e comentários de leitoras(es) de seu blog na vejinha/sphttp://www.eleonorarosset.com.br/

ELEONORA ROSSET - from "fb"


"Esse é o verdadeiro Heleno sobre quem o filme se inspira. Rodrigo Santoro além de belo e talentoso, brilha como o elegante e tumultuado jogador de futebol bem nascido!
Acessem www.vejinha.com/eleonora e leiam o que eu escrevi sb "Heleno - O Principe Maldito"e vejam o trailler." (Eleonora Rosset)
=========================


"Julia Roberts desfila lindos vestidos em "Espelho, Espelho meu".
Acessem meu blog para saber mais sb o filme e ver o trailler!" 
www.vejinha.com/eleonora
======================

comentário/contato, logo abaixo
ou: seramigo@servideias.com.br
A qualquer momento estarei de volta com "+dicas"; 
aguardo você; grato pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário