segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

nº 21 - Filme O PRIMEIRO QUE DISSE - Mine VAGANTI

=====================
DICAS dia: 10/01/11: segunda – sp
=====================
“- Se você fizer sempre o que os outros te pedem,
não vale a pena viver”,
(avó ao neto Tommaso)
==================

O PRIMEIRO QUE DISSE
< Mine VAGANTI >
Diretor: Ferzan Ozpetek -  Italia, 2010
Antes "uma bronca":
quando é que os tradutores vão parar de inventar títulos que (só) para eles significam mais bilheteria? Se o original funciona no país de origem, por que não por aqui? Isso parece coisa de sub-desenvolvido, não reconhecimento de nossa capacidade de nos motivar sem essas apelações comerciais.
Engraçado que é só no cinema que os tradutores se acham mais inteligentes que a gente.. Afinal, não é uma interferência na criação do autor? Vamos parar com isso. Precisamos lotar a cx de entrada das distribuidoras protestando com essa aberração. Os zilhões de face & tweeter poderiam fazer uma campanha.
===================================
No caso desse filme, a "traição do tradutor”  em "O Primeiro Que Disse”, não é mais motivadora de bilheteria do que o título original Mine VAGANTI que desperta mais curiosidade em saber QUEM e/ou O QUÊ vem aí na fita. Gostei de saber, através do blog da Psicanalista Eleonora Rosset, do sentido dessa expressão e a relação c/ o filme.
De novo, assim como em TETRO, um filme abordando o NÚCLEO FAMILIAR e em especial focando DOIS IRMÃOS.
É uma comédia dramática, c/ uma infinidade de dramas a la italiana, portanto “o trágico & o cômico” simultaneamente
MINE VAGANTI, além de seu significado como expressão, também é IMPREVISÍVEL como filme, na sua forma & conteúdo, com uma variedade de personagens bem marcantes. Mesmo os coadjuvantes. A começar pela avó, até a empregada da casa, passando pela tia Luciana, “le amici allegri di Roma” e c/ destaque p/ o pai, os filhos e a moça, figlia Del cavaliere, ela e Tommaso, uma dupla lidando c/ a impossibilidade do que poderia ter sido possível, e por aí vai, s/ parar. Todos(as) com suas nuances descritas no 
Blog da Eleonora.

Refletindo “sobre”, alguns insights:
Sofrem os mais velhos com suas tradições e culturas “fossilizadas” vendo tudo desmoronar com o mundo em mutação.
Sofrem os mais jovens com a busca de novos padrões e realizações de sua individualidade, na busca do que eles querem e não dos que os outros esperam.
Sofrem mais ainda, em particular, as MULHERES, numa sociedade machista, e em particular, a italiana católica.
As  mais velhas, como a avó, embora ela tenha achado o seu “nicho” p/ não enlouquecer e a tia “solteirona”, alienada nas bebidas, “xaropes” e fantasias. Alba, a mais jovem, num descompasso c/ tudo e todos, a ponto de deixá-la a um passo da loucura.
Extramamente original e enriquecedora a forma de contar essa história, entremeando passado e presente, vivos e mortos e fundindo, no final, numa só festa de celebração sugerindo encontros possíveis dentro das impossibilidades criadas pelo HUMANO da VIDA.

Estive “conversando c/ meus botões”, sobre o que se diz sobre esse mundo quase irreconhecível pela suas constantes, rápidas, fugazes e atribuladas mutações. E percebi sua satisfação, quase num “estado de graça” instantânea, reconhecendo que o ESPERANÇOSO SERHUMANO, talvez tenha futuro. Porque Ferzan Ozpetek, diretor do filme “MG”, um dos pertencentes à especimen humana,- assim como TANTOS OUTROS artistas e SeresHumanos -  cria com seu roteiro original, como se diz no cinema, uma obra de reflexão, nos divertindo e nos ensinando com nossos dramas. As frases da avó, em particular, criam uma obra prima de filosofia de sobrevivência.
Destacando também a capacidade de um diretor TURCO, vivendo na Itália, de captar a alma e os “pecados” de um povo de cultura diferente, no caso, do povo italiano, mostrando que esse “bicho” HOMEMULHER, ora brutta bestia, ora amorevolezza, pode se entender e se integrar na sua FELICIDADE.

Mine VAGANTI, como diversão e lição é ADORÁVEL, porque nos mostra na rotina da VIDA, o elemento IMPREVISÍVEL, sempre presente, queiramos ou não. No comentário que fiz no Blog da Eleonora, pedi sua licença e Benção, para plagiar suas “pistas” no final de seu texto e fazendo um realinhamento, ou seja,
dizer que QUEM se der conta disso,
ou seja do Imprevisível  ou DO "SER IMPREVISÍVEL" , 
talvez consiga se mover
numa "liberdade fundamental....
fazendo escolhas prazerosas...
para essa aventura de dançar o baile da VIDA ...
com o QUE e QUEM se queira." 
SEJAMOS VAGANTI!
Assistam....e conversem; .....por aqui e também pelo blog:

P.S. ficou mais fácil fazer comentários e/ou mesmo aplicar seu nome como "Seguidor" (=simpatizante); simplifiquei o acesso: se não tiver alguma conta como é pedido, clique em "Anônimo" (anônimo é só a palavra), e aí é postado fácil-fácil. Qualquer ajuda, me peça. grato!

=================
Amanhã – QUEM SABE! -  MAIS DICAS
Espero suas visitas por aqui,
mesmo que não façam comentários.
=====================
DICAS anteriores,
de Idéias & Serviços 
logo abaixo:
ao acessar, use o cursor p/ ver os nº s anteriores;
ou busque, no índice à direita,  os meses de 2010.
-------------------------------
DICAS & FILMES desde agosto/2010
Venha pra cá. Acesse todo dia; grato!
================
---------------------------------------
Algum Serviço de IMPRESSÃO,
fale c/ a gente. Grato!
Giusepe Aloise - producao@servideias.com.br
Wilson M. Antonelle - servideias@servideias.com.br
-----------------------------------------------------------------------
CATÁLOGOS * MALAS DIRETAS * VOLANTES * PEÇAS PDV * BOLETINS * REVISTAS * LIVROS * PUBLICAÇÕES DE DATAS COMEMORATIVAS.
-----------------------------------------------------------------------

Servidéias Comunicação
Tel.: (11) 3975-7441 * 3975-5402

Nenhum comentário:

Postar um comentário