segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

nº 16 >>>>> IDÉIAS SERVIÇOS: >>>>>> DICAS do dia: 03/01/11

Em qualquer lugar
que penduro meu chapéu,
é minha casa
=Any Place I Hang My Hat Is Home=
(Johnny Mercer)
Esta é uma das “zilhões” de composições feitas e interpretadas por Johnny Mercer, essa em particular c/ Harold Arlen.
Mercer, o tradicional parceiro de Henry Mancini, era um artista polivalente, tanto que assina a ilustração dele acima.
Muitas informações sobre ele e artistas de jazz de décadas passadas, o Ronaldo, expert em JAZZ, nos conta e nos faz acompanhar de gravações, c/ freqüência raríssimas.
P/ ouvir  Any Place...”
de 1944 acompanhado da Orquestra de Paul Weston, pela etiqueta Capitol, fundada por J.Mercer, é só acessar www.quintaavenida.mus.br do Ronaldo e que dedicou o programa 158 todo p/ informações, composições e interpretações sobre Johnny Mercer.
======================
O TEMPO ENTRE COSTURAS
<MARIA DUENÃS>
(Editora: Planeta)
Por enquanto, esse lançamento de Maria Dueñas é apenas uma pista; certamente darei como dica após a leitura do seu O Tempo entre Costuras. Estou me adiantando porque presenciei Alguém “devorar” o livro c/ intervalos entusiasticamente comentados.
E eu aqui, no notebook registrando o fato. O que provocou uma diversão a ponto de acharmos que havia uma leve ciumeira entre QUEM se ocupava lendo o livro e QUEM se entretia c/ o “note”.  Apenas um leve confronto entre o velho papel e a nova virtualidade. Mas, voltando ao livro, lançado em 2009, virou surpresa de sucesso na Espanha que só por lá superou meio milhão de vendas. 
A autora Maria Dueñas, que se especializou em filologia, nasceu no mesmo ano de 64, em que eu estudava esta matéria no meu curso de letras.
O gênero do livro, Histórico Ficção, tem sido uma tendência hoje em dia. Em vez de imaginação pura, uma história real embutida numa estória ficcional. Nesse O Tempo de Costuras é a História de uma Costureira acontecida no Marrocos, entre 36-39, avançando pela II guerra mundial e ambientada c/ toda a situação política do momento, mas foi camuflada em personagens que não identificassem seus descendentes ainda Vivos. Pelo que pude perceber, não se trata só de enredo apaixonante, eletrizante, mas principalmente de estilo refinado e saboroso de ler. Daqueles que a gente começa e não quer nada e ninguém no caminho. A conferir! Se lerem antes de mim, confirmem ou desmintam minha pista.
======================
no mínimo,
minha expectativa é de que tenham percebido  isso, 
ou seja, que
todo dia, tem nova dica!
espero suas visitas por aqui,
mesmo que não façam comentários.
=====================
===sempre próximos, nunca distantes===
===============
DICAS anteriores,
de Idéias & Serviços 
logo abaixo, usando o cursor
e/ou no índice à direita;
DICAS & FILMES desde agosto/2010
======================
Amanhã TEM MAIS DICAS,  

Nenhum comentário:

Postar um comentário