sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

749 - DICAS, IDEIAS & SERVIÇOS (DIS) - Lazer e Cultura - São Paulo

quinta/ 20 de janeiro 2014 
sexta/ 21 fevereiro 2014
sábado/ 22 de fevereiro 2014
Amigo Wilson:
Estou enviando mais um artigo.
Um pouco do que produziu Cole Porter. 
Um dos mais prolíficos compositores norte-americanos do século 20.
Espero que goste e também os  amigos que acessam seu blog.
Um abraço.
Ronaldo Benvenga

==================

                                             
J  A  Z  Z ,  B I  G    B  A  N  D  S  &  C  I  A  
                Ronaldo  Benvenga
                                                      BEGING THE BEGUINE
 


Cole Albert Porter, 
autor desta célebre canção inspirada em ritmos caribenhos, nasceu em uma família abastada na cidade de Peru, estado de Indiana-USA, a 9 de junho de 1891 e faleceu no dia 15 de outubro de 1964 , em Santa Monica na California, aos 73 anos. Porter frequentou as melhores escolas do país e continuou sua formação na Yale University, onde estudou música. Em Harvard, graduou-se em direito, satisfazendo a vontade dos pais. Em Paris, foi aluno da Schola Cantorum de Música, aluno do prof. Vincent d’Judy. Menino precoce, aos 15 anos já compunha e tocava piano. Quando cursava o colégio, algumas composições foram utilizadas em produções teatrais na Broadway e,em 1916,seus escores musicais foram inseridos na revista “See America First”, abrindo e fechando o espetáculo. A obra de Cole Poter é especial e  reflete uma variedade de expressões, indo da palavra hábil ao herotismo sofisticado. Ele se inclui entre os nomes mais representativos da comédia musicada da Broadway, juntamente com Jerome Kern, os irmãos George e Ira  Gershwin, Irving Berlin, Richard Rodgers, Oscar Hammerstein II  e  Lorenz Hart, para citarmos expoentes. Porter era um homem de maneiras e gostos  sofisticados- um verdadeiro “gentleman”, vivendo por longo tempo na Europa, especialmente em Paris e  freqüentando os mais finos ambientes do “jet-set”mundial. Por tradição famíliar, desde jovem praticava equitação . Em1937 fica seriamente ferido ao sofrer uma queda de seu cavalo. A perna direita sofreu múltiplas fraturas que o deixaram vários anos em cadeira-de-rodas e sofrendo dores atrozes.

Até o ano de 1958, submeteu-se a mais de vinte cirurgias, terminando por amputá-la. Um duro golpe para um ser humano sensível , elegante e que vivia rodeado de amigos. Cole Porter dividiu seu tempo e talento entre o teatro de revistas, películas produzidas em Hollywood e belas canções que compunha, sempre escrevendo música e letra. O assim chamado compositor solitário. Um prolífico poeta com uma obra extensa e variada, chegando a escrever ao longo da vida, mais de 800 trabalhos entre canções e trilhas sonoras. O primeiro show na Broadway foi o musical “Hitchykoo” que não teve muito sucesso. Somente conseguiria notoriedade em 1928 com a peça “Paris”- destacando-se o tema musical “Lets Do It(Lets Fall In Love)”. 
O retumbante sucesso veio com o musical “Kiss Me Kate” em 1948, onde se destacaram as canções “So In Love” , e “Always True To You In My Fashion”. No ano de 1950 mais um grande espetáculo , “Out Of This World”, seguido de “Can Can”em 1953, com as famosas canções “I Love Paris”e “C’est Magnifique”. Porter escreveu espetáculos musicais que se tornaram conhecidos em todo o mundo. “Fifty Million Frenshmen”, “Wake Up And Dream”, onde apareceram os temas “You Do Something To Me” e “What Is This Thing Called Love?”. Todos os escores musicais foram escritos para espetáculos do teatro musicado encenados na Broadway ou para as versões cinematográficas produzidas em Hollywood. Entre as canções mais conhecidas interpretadas por famosos cantores e cantoras estão: “Do I Love You?”, “I’ve Got You Under My Skin”, “Love For Sale”, I Get A Kick Out Of You”, “I Love Paris”, “In The Still Of The Night”,“You’re The Top”,a conhecidíssima “Begin The Beguine”, título deste artigo, composta em 1930 e apresentada na peça teatral “Jubilee” e “Night And Day”, canção imortalizada por Frank Sinatra, do musical “Gay Divorcee” de 1934. Em 1956 ele retornou à Hollywood para supervisionar a trilha sonora da película “Alta Sociedade”, protagonizada por Bing Crosby, Frank Sinatra , Grace Kelly e Louis Armstrong, onde aparecem  os temas “Samantha”, “True Love”e “You’re Sensational” . Ficamos por aqui, pois a lista é imensa. Cole Porter, um nome que será sempre reverenciado por aqueles que apreciam o que há de melhor em termos de música po- pular norte-americana produzida no século 20.
Ouçam os programas:
Quinta Avenida- aos sábados a partir das 19:00 horas.
Quinta Avenida Especial -aos domingos a partir das 9:00 horas.
Rádio Trianon AM-740 khz - São Paulo
Rádio Universal AM-810khz - Santos
Cruz FM- 87.5 mhz – de Cruz das Posses,
na grande Ribeirão Preto - S.P.
Pela internet nos sites:
Produção e apresentação-Ronaldo Benvenga
Foto da capa

==================

aguardo seu cadastro nesse blog; você será muito bem-vind(o)!
Simplesmente, 'me chame' para:
CRIAÇÃO, EDITORAÇÃO E IMPRESSÃO 
de LIVROS, PUBLICAÇÕES E PEÇAS PUBLICITÁRIASAGENDAS, CADERNOS, DIÁRIO DE CLASSE, APOSTILAS, CALENDÁRIOS

TEXTOS  p/ todas as MIDIAS.
Se você aprecia a abordagem ou estilo de meus TEXTOS, 
         'call me' para a REDAÇÃO dos seus.      
producao@servideias.com.br
          
-----------------------------------------------------------------------
CATÁLOGOS * MALAS DIRETAS * VOLANTES * PEÇAS PDV * BOLETINS * REVISTAS * LIVROS * PUBLICAÇÕES DE DATAS COMEMORATIVAS.
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário