sábado, 11 de junho de 2011

Nº 79 - DICAS, IDEIAS & SERVIÇOS {DIS} - são paulo


=========================
               COPA DO MUNDO
 COM APAGÃO,... 
MARAVILHA!!!
sem luz
sem aeroporto
sem transporte 
sem hospedagem 
são paulo lotada só c/ feiras 
- e piordizem as más linguas! -
sem time pra seleção.
Então, como vai ser?!
=================================
"Entendi melhor a morte", 
diz CISSA GUIMARÃES
sobre a 
terapia do luto

Cissa Guimarães, atriz que optou pela terapia do luto após perder o filho no ano passado.
Trechos da Entrevista feita por 
RENATA RODE
 Colaboração p/ UOL -
09/06/2011 

=============
"A terapia do luto foi fundamental para que eu conseguisse sobreviver à maior dor de um ser humano", diz a atriz Cissa Guimarães, em entrevista exclusiva ao UOL Comportamento, se referindo ao filho Rafael Mascarenhas, que morreu atropelado aos 18 anos, em julho de 2010.
"Consegui isso com a ajuda terapêutica de Adriana Thomaz. 
Com ela, entendi melhor a morte, como fazer a conexão com o amor do meu filho e como reaprender a viver."


A terapeuta Adriana Thomaz define a terapia do luto como o cuidado oferecido a uma pessoa que sofreu uma perda significativa. "O luto é uma fase de transição. Essa terapia, portanto, é uma abordagem comportamental, breve e focal, centrada na pessoa e que dá novo significado à sua vida”, explica ela , que é médica, trabalha na área há mais de dez anos e é a profissional que cuida de Cissa.

Quando iniciada logo após à morte, a terapia do luto é, também, um tipo de aconselhamento para as tarefas básicas, como tomar a decisão de ir ou não ao velório, de ver ou não o corpo, levar as crianças ao enterro (e o que dizer a elas), se será positivo participar de rituais religiosos, voltar ou não para casa e o que fazer com os pertences do ente querido...

"A terapia facilita o reconhecimento dessas tarefas, que não podem ser evitadas ou apressadas, permitindo que o enlutado se organize para elaborar a perda, assim como estabeleça sua rede de apoio e busque sua espiritualidade -religiosa ou não”. Além desse acompanhamento inicial, consultas auxiliam a enxergar a realidade e encarar a vida.

A terapia do luto ajuda o paciente a decidir o que fazer com os objetos da pessoa que se foi

Adriana passou a atender Cissa Guimarães cerca de três dias após a morte de Rafael. "Em primeiro lugar, tive que detectar os instrumentos que eram mais importantes para ela, que a faziam continuar a ter vontade de viver. Percebi que o trabalho como atriz era vital, assim como o carinho do público", conta a especialista. "Cada caso é um caso, mas, no geral, a abordagem é procurar o que dá sentido àquela vida e tentar reerguer a pessoa", explica.

Cissa Guimarães diz que acha que esse tipo de acompanhamento é de extrema importância para quem passa por perdas graves. "Nosso mundo ocidental lida muito mal com a morte. Precisamos aprender a aceitá-la e transmutar esta dor em força. E é exatamente isso que a terapia do luto nos ensina."

O empresário carioca Fernando Malheiros, de 71 anos, conta que sua mulher, Vera, faleceu em 25 de julho de 2009, depois de 43 anos de casamento. “Eu iniciei o tratamento depois de um ano da perda da minha mulher e posso afirmar que, em três meses de terapia, me tornei outra pessoa. Acho que todos que passam por um trauma como esse deveriam procurar uma ajuda do tipo. Em vez de sofrer a ausência da Vera, passei a sentir sua presença constante e é isso que me fortalece."

Sem medo
Segundo Adriana, uma das vantagens da terapia do luto é que o paciente tem um espaço seguro para expressar sua tristeza, sua revolta ou qualquer tipo de sentimento e pensamento sobre a morte, sem receios. O paciente pode chorar, se abrir, deixar de lado o medo de desestruturar os familiares, magoar entes queridos, assustar os filhos e não se preocupa se deve ou não demonstrar suas fraquezas.

"A terapia reassegura ao enlutado que ele não está ficando louco por estar experimentando sentimentos novos, desconhecidos e até contraditórios", resume Adriana, que exemplifica: "Uma viúva que perde o marido, que apresentava demência há anos, fica confusa por se sentir aliviada com sua morte, apesar de profundamente triste". E ela conclui que, no processo, há a preocupação em explicar que cada um tem sua maneira de expressar o luto e não existe certo e errado.

O tratamento
Um paciente da terapia do luto precisa de acompanhamento que varia, geralmente, de três a seis meses. No início do tratamento, o indicado é visitar o profissional duas vezes por semana. Conforme o progresso do paciente, as sessões se tornam semanais e, posteriormente, quinzenais -até que o paciente receba alta. De acordo com a terapeuta Adriana Thomaz, ainda existem poucos especialistas em luto no Brasil (e a maioria atua na capital paulista). Quem sofreu uma perda pode recorrer a outros especialistas. Adriana orienta, porém, que é importante esclarecer o objetivo do tratamento ao médico ou psicólogo e perguntar se ele está apto para fazer esse tipo de acompanhamento." (SIC).

==================

De manhã, 
por que a gente não faz 
como os cães & gatos quando acordam? 
Já os viram acordando saltando? Certamente, NÃO.
Primeiro, abrir os olhos, depois uma esticada de pernas, 
sequenciando uma espreguiçada
e finalizando com uma rolada de corpo. Prontos para as tarefas diárias!
Se a gente tentasse fazer o mesmo, talvez o dia rolasse melhor.
Conheço gente que jura que funciona. 
Tente e depois conte pra gente aqui.
================
Cena do filme RIO
"Talvez sejamos uma espécie em extinção". 
Extrato de texto de ÉLIO GASPERI que garimpei no blogstraquis  de Moacir Jupiassu
que me foi "dicado" pelo Antonio Milton (aí das nossas "figurinhas carimbadas"), 
onde ele simula uma carta de CELSO FURTADO.
CELSO FURTADO (foto/legenda wikipédia)
com o ex-presidente do Brasil 
Luiz Inácio da Silva (2003)

"Gente que gosta de relembrar e seguir a lição que ouvi do Raúl Prebisch, o grande economista argentino. Depois de presidir o Banco Central do seu país, viu que ficara "sem meio de vida". 

Convidado para a direção de grandes bancos, recusou: 
"Como podia colocar os meus conhecimentos a serviço de um se estava ao corrente dos segredos de todos?"

==================

CO(M)LUNA SOCIÁVEL
----------------------------------------------------
escrevendo-falando AQUI sobre PESSOAS,
mais do que por profissão, o faço pelo CORAÇÃO.
--------------------------
DANDO BOAS VINDAS

AOS NOVOS PARTICIPANTES 
DO BLOG-DIS:
-------------
Décio BONIN
Professor, graduado em Filosofia e Letras 
e Empresário da indústria têxtil, Tecelagem.
--------------
Antonio Efro FELTRIN
É professor, mestre em Educação, e graduado em Pedagogia, Filosofia e Teologia. Trabalhou muitos anos com crianças e jovens, diretamente, nas funções de diretor e administrador de escolas. Além de escrever, dedica-se à tradução de obras sobre Psicologia, Sociologia, Religião e outros temas, e à atividade de comunicador em obras de solidariedade e formação cristã.

----------------
D. Bonin e A. Feltrin, conterraneos de Americana, sp; uma relação de Amizade de décadas; claro, não vou dedurar quantas, certo? Mas é coisa do tempo em que os vizinhos e a rua eram extensões de Casa.
Tempo em que brincávamos na rua sem sermos pivetes ou "muleques de rua", apenas as molecagens próprias de qualquer adolescente em sã consciencia.

De nossas famílias, partimos para os estudos, cheios de idealismo e inspirações nada modestas para garotos imberbes da VIDA, juntos com tantos outros que ainda não carimbaram suas figurinhas aqui no Blog-DIS,  até que nos formamos, universitários de Filosofia, Pedagogia e Letras. Aí, cada um na sua e Deus por todos, que era como acreditávamos. Ou continuamos a acreditar? Cada um que faça sua profissão de fé, querendo.
Bem vindos, Amigos,
em especial por voces serem os primeiros por aqui no Blog-DIS da "patota" americanense-lavrinhense.
Para os não iniciados em "...lavrinhenses ", é apenas uma "mafiazinha branca" que cresceu junto da Família e de Educadores até a idade do grito de liberdade.
----------------------------
ROSEANA CIOLA
não falando em décadas de conhecimento,  
para ser cavalheiro com a lady,
mas nosso histórico é mais do que suficiente para sacramentar 
uma relação AMIGA. 
Hoje, RoseanaCorretora de Imóveis, entre tantas formações, passando pelo Design, Marketing e atividades sociais, como a fundação da sede de Pinheiros do Atendimento CVV, Centro de Valorização da Vida.
=========================
´Tava mal explicada essa história 
das cédulas manchadas ficarem por nossa conta; e pior, devolver sem restituição e ainda ser chamado para depor. É mole?! 
´Tava na cara que para os "ganhadores" 
dessas notas, o mais barato era arcar c/ o prejuízo. Mais esse?!
E os seguros dessas Instituições Financeiras,... 
onde estavam para cobrir isso?
==============uol informou (09/06/2011)=================
"Banco terá que trocar nota danificada em caixa eletrônico, diz BC.
O Banco Central modificou as normas anteriores e agora, as instituições financeiras terão de trocar as notas danificadas que, eventualmente, os correntistas tenham sacado direto de caixas eletrônicos.
"Esse procedimento deverá ocorrer imediatamente após a apresentação da cédula à instituição financeira", diz o BC, em nota divulgada dia 9/6.

A nova circular do BC (nº 3.540) aponta que essa substituição deverá ocorrer às "expensas" da instituição financeira. A cédula danificada deverá ser encaminhada para análise e "saneamento" no BC, que vai cobrar os custos do serviço aos bancos.

Pela norma anterior, o cliente que recebia a nota danificada deveria encaminhar para o banco, para posterior investigação pelo BC.
O dinheiro somente seria trocado se o BC verificasse que a mancha (do sistema antifurto dos caixas eletrônicos) não era proveniente de dispositivo antifurto. Caso contrário, não haveria ressarcimento."
No caso de saque em terminal eletrônico, a pessoa que se deparasse com uma cédula marcada deveria retirar um extrato imediatamente para comprovar o saque, dirigirindo-se ao banco para fazer a reclamação.

Essas normas, no entanto, geraram reclamações de entidades de defesa do consumidor".
Ainda bem, que ainda tem Alguem com juízo nesse país
e fez valer nossos direitos; porque ninguém´tava reclamando!
----------------------------------
PP(post postagem) > O chargista DORINHO desenhou na sua coluna do Jornal Propaganda & Marketing,  no dia 6 passado, um monitor de banco com o seguinte aviso:
"Informações de segurança.
Agora para explodir caixas eletrônicos você precisa de uma senha de 6 dígitos. Digite 2 vezes e confirme (e corra!)".

=========================


RF Royalty Free


Prime/ Private/ Personalitè/ 
Ouro/ Van Gogh 
- e outros nomes, significando status bancário, 
assim como se inventássemos uma classe de cliente
tipo Ararinha Azul, -
sabes pra que servem esses agrados pra cima de teu nome? 
Pra te envolver, fazendo-te, principalmente, sentir-te VIP
Alguma dúvida?!
Agora, quanto aos serviços prometidos, vais ter que ficar de olho vivo!
================

                                           The GOOD WIFE
Serie de tv  está no ar, (Brasil), desde nov/09 no Universal Channel.
dica vale para quem nunca viu e não costuma acompanhar series de tv. Faça uma exceção e veja The Good Wife. Estou “falando” da 1ª temporada, que costuma sempre ser a melhor edição. Não tendo paciência e/ou tempo de acompanhar pela tv, - hoje vc pode até gravar ou baixar, não é?! - está nas locadoras para alugar e/ou vender.
Considerada série dramática, recomendo para quem gosta de temas de tribunal, e esta muito mais do que isso. O centro das tramas é sempre as relações familiares de pessoas c/ responsabilidades públicas.
Vc vai ter vontade de “varar” a madrugada, de tão ótimo.
É um seriado americano que estreou na CBS em 22 de setembro de 2009. Criado por Robert e Michelle King, os mesmos criadores de In Justice; é estrelado por Julianna Margulies, (foto acima; ganhadora merecida do Emmy), Christine Baranski, Chris Not   e Archie Panjabi, uma atriz de origem indiana cuja personagem Kalinda presta serviços investigativos que voce vai ficar com vontade de ter por perto, caso precisasse, espero que não!
E importante, tem as mãos produtoras dos irmãos Ridley e Tony Scott, entre outros.  Preciso "dizer" mais?!
==========================
Capa> CAROLINA VAZ
Editora RECORD

Irmã Morte
JUSTO NAVARRO, poeta, romancista com estudos de filosofia, nasceu na Espanha de Granada em 1953 e vive em Málaga.
Irmã Morte, tem a velhice e a morte rondando a adolescencia de um casal de irmãos, que apesar de tudo teem que sobreviver.
O jeito de Navarro escrever não é de best sellers, mas, sim, uma linguagem meio cifrada na qual aos poucos se vai descortinando o que se passa de forte na vida dos irmãos, menina e menino.


Não é a toa que NAVARRO seja detentor de prêmios.
Com este livro ganhou o Navarra (89). 
Em 88 seu livro de poemas Um Aviador preve sua murte ganhou o Premio de la Crítica e em 91, seu primeiro romance Accidentes íntimos, o HerraldeOuse sua leitura;  livro pequeno       
                                                      com letras grandes; fácil!      
                                        =========================

(*legenda no final)
"O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários  seres e entre os mais ameaçados está a fêmea da espécie humana."

Esse texto foi enviado pela ROSEANA CIOLAcomo sendo do Dr. Drauzio Varella 
com o título: 
"Um homem inteligente        
                                          falando das Mulheres".
"Tenho apenas um exemplar em casa, que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém. Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha 'Salvem as Mulheres!'
Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da feminilidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:

Cena do Filme "RIO"
Habitat
Mulher não pode ser mantida em cativeiro. Se for engaiolada, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que as prenda e as que se submetem à jaula perdem o seu DNA.
Você jamais terá a posse de uma mulher,o que vai prendê-la a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente.

Alimentação correta
Ninguém vive de vento. Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um 'eu te amo’ no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não a deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial.
(produção seramigo)

Flores
Também fazem parte de seu cardápio – mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade.

Respeite a natureza
Você não suporta TPM? Case-se com um homem. 
Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia, discutir a relação...
Se quiser viver com uma mulher, prepare-se para isso.

Não tolha a sua vaidade
É da mulher hidratar as mechas, pintar as unhas, passar atom, gastar o dia inteiro no salão de beleza, colecionar brincos, comprar sapatos, ficar horas escolhendo roupas no shopping.

Cérebro feminino não é um mito
Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente o aposentaram!). Então, aguente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração.
Se você se cansou de colecionar bibelôs, tente se relacionar com uma mulher.
Algumas vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja dessas, aprenda com elas e cresça. E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com os homens, a inteligência não funciona como repelente para as mulheres.

Cena do Filme "RIO"
Não faça sombra sobre ela
Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado,nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pé-no-traseiro.


Aceite: mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar.
O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo.
E meu amigo, se você acha que mulher é caro demais, vire gay.
Só tem mulher quem pode!" 
---------------------------------------------
(*)Catherine Deneuve ouve perguntas traduzidas de jornalistas na coletiva de imprensa em são paulo, em ambiente fechado ostentando um charmoso cigarro, na avant-première do filme "Potiche - Esposa Troféu", com estréia prevista para o próximo dia 24.
=====================
DICAS de filmes: 





www.
eleonorarosset.

blogspot.com
====================
DAVID BYRNE + MARISA MONTE:
WATERS OF MARCH/ ÁGUAS DE MARÇO
(video no final)


=====================

==========

====================


=====================



subindo os acessos 
de 6.294 acessos p/ 7.037 (11/06/11)

segundo dados estatísticos do blogger:
 de 6.294 acessos p/ 7.045  - 10/junho/11)
 esses são os números de acessos 
entre os quais estão computadas, claro, suas visitas 
aqui no BLOG DIS seramigo-servideias.
OBRIGADO!

Blog-DIS é uma edição interativa
de dicas, ideias & serviços;
==lazer & cultura==
não é rede de relacionamento!
==================
descendo o cursor, tem mais;
a qualquer momento, novas DICAS.
Voltem sempre,
sem esperar minha chamada na porta de seus e-mails. Grato!
wilson-seramigo/servidéias
Fornecemos Serviços de: 
IMPRESSÃO e EDITORAÇÃO

* CONTEÚDO & TEXTOS 
para REDE SOCIAL (Sites & Blogs)
para PUBLICAÇÕES 
(Boletins, Revistas, Jornais)

==="o mantra" de Jobim ===
na voz de D. Byrne e Marisa Monte
reparem nos arranjos
--------------------- 
Giusepe: producao@servideias.com.br

Wilson: 
sic@servideias.com.br
                        seramigo@servideias.com.br

4 comentários:

  1. ----- Original Message -----
    From: Roseana Ciola
    Sent: Wednesday, June 15, 2011 9:26 AM

    Eu é que fiquei feliz com a minha inclusão. È uma honra participar do sucesso do meu querido amigo, de tantos anos. Hj é muito raro ter uma amizade há 27 anos. Da minha mão direita, sobram dedos para contar os amigos que tenho hoje.
    Parabéns pelo blog, e obrigada pelas boas vindas.
    Sucesso continuo e beijos.
    Roseana Ciola

    ResponderExcluir
  2. Roseana
    fica, então, renovada nossa Amizade por mais 27 anos,... até que nossa Jornada por aqui dure. E em outras, quem sabe, se existirem!
    Seu comentário me fez lembrar da música "A Lista" do O. Montenegro. Vou postá-la a qualquer momento no Blog/DIS. Fica como DICA sua.
    Grato e bjs

    ResponderExcluir
  3. ----- Original Message -----
    From: Adriana Thomaz
    Sent: Monday, June 27, 2011 9:03 PM
    -----------------------------------
    Oi Wilson,

    Obrigada pelo seu carinho e reconhecimento!

    Com amor e PAS,
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Prezada Adriana
    Como não reconhecer Alguem que cuida de "Educação para a morte, as perdas e o luto… pela vida com sentido, com coerência íntima…", como vc o faz.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Tbém pvc, Amor e PAZ em VIDA, enqto a definitiva nos mantiver VIVOS, com Amor.

    ResponderExcluir