quarta-feira, 8 de junho de 2011

Nº 78 - Filme RIO (DIS) - são paulo



Mais do que um cenário do RIO, o filme ROTEIRIZA o espírito do RIO 
ou pretende isso.
Aparecem, sim, os pontos turísticos, cartões postais 
da "cidade maravilhosa", os mais clássicos em plano geral; mais em particular o bondinho de santa tereza, e, claro, o(s) morro(s) das favelas.
Esse belíssimo filme de Carlos Saldanha faz um comercial, se não negativo, com certeza parcial do Rio e do país. Reforça a idéia de um Brasil/RIO-CARNAVAL-SAMBA-FUTEBOL-FAVELA- MALANDRAGEM, onde seus personagens, no filme afro descendentes, formam gangues de "esganiçadores e empalhadores" de pássaros raros. Cruel!!
E o garoto pivete, vira marginal, porque é vítima da sociedade e da família.





Isso tudo compromete o VALOR-IDÉIA do filme e exacerba a propaganda do RIO unicamente em aspectos simplistas dentro de sua complexidade. Tanto que por isso o RIO perdeu brilho e o sossego, ficando apenas com a maravilha da natureza doada pelo(s) Deus(es) pra essa cidade.
Fazendo comparação com os filmes iniciais da Disney, fica a sensação de que os desenhos pintados na prancheta, época Disney, ficam mais valorizados ainda diante da facilidade dos recursos tecnológicos existentes hoje, que são montados em máquinas.



Desenho Animado não é minha preferencia, talvez até pela característica maniqueísta e exageradamente singela do BEM, característica desse genero de filme, mas entre esse RIO e a ERA DO GELO, -estou "falando" do 1º em particular, no qual só a cena de abertura vale o filme -  também do diretor Saldanha, fico escancaradamente com este, que adorei, me envolvi e ri muito. Enquanto que o RIO, cidade que adoro, nem chegou perto dos seus famosos 40 graus de emoção.
Como as aves e os bichos, figuras centrais do filme, estão humanizados, c/ exceção da dupla de mocinhos, dos marginais e de pouquíssimos transeuntes, o filme quase não tem gente; sua população está submersa debaixo dos guarda-sóis vistos de cima. E pasmem, nada de mar nesse imenso RIO das praias mundialmente "charmenizadas"!
Apesar das minhas ressalvas, é um filme bem produzido, montado e bonito de se ver. A propaganda "boca-a-boca" está ampliando o que seria apenas um simples espetáculo.  Depois de ouvir tanto e de tanta bilheteria, se tiver curiosidade, não deixe de ir. Principalmente se curte o genero. E até poderá conferir se exagerei na minha percepção do RIO desse diretor brasileiro, felizmente fazendo sucesso p/ o mundo.
OUTRAS DICAS, 
desçam o cursor que teem mais; 
a qualquer momento, novas DICAS.
Voltem sempre,
sem esperar minha chamada na porta de seus e-mails. 
Grato!wilson-seramigo/servidéias

Fornecemos Serviços de:
* CONTEÚDO & TEXTOS 
para sua REDE SOCIAL (Sites & Blogs)
para PUBLICAÇÕES (Boletins, Revistas, Jornais)
--------------------- 
Giusepe: producao@servideias.com.br

Wilson: 
sic@servideias.com.br


                     seramigo@servideias.com.br

Um comentário: