sexta-feira, 31 de maio de 2013

589- DICAS, IDEIAS & SERVIÇOS {DIS} - Lazer e Cultura - são paulo

sexta/ 31 de maio/ 2013

"Com um maço de flores no colo, minha imaginação andou por aí." ANA GONZALEZ 

FLORES PARA UMA MULHER [Ana Gonzalez]


Quando a moça subiu as escadas da porta de entrada do ônibus, perturbada, não sabia o que fazer. Como passar pelas pessoas que se acotovelavam pelo meio do corredor? Ela tinha nos braços um grande maço de flores.

Daí que quando me propus a segurar o ramo, ela gostou porque teria tempo para resolver o que fazer. Enquanto eu o segurava, ela foi falar com o cobrador. Desceria pela frente do ônibus? Não haveria outra solução melhor ou possível. Insistir em ir por lugar tão cheio seria prejudicar as flores. Seria incomodar e provocar reações insuspeitadas nas pessoas já bastante apertadas entre si. Mais um ramo de flores? Nem pensar.

Quando me vi estava, no balanço do ônibus, equilibrando um buquê generoso de beleza e amor. Eram rosas vermelhas e pelo meio delas, folhagens e outras flores pequenas e brancas. Foi assim que durante o longo percurso até o destino da dona, mantive o ramo no colo. Agradável sensação de leveza e perfume. Deu tempo para conversar um pouco. Chegando pela manhã ao local de trabalho ela tivera essa surpresa. Não era nenhuma comemoração especial, fora apenas mais um gesto delicado do namorado. Suspeitei que era um relacionamento novo. Não me enganara.

O longo trajeto e o trânsito abriram espaço silencioso para lembrar as flores que eu também ganhara pela vida. Essa suspensão no tempo despertou memórias de outros ramos. De flores variadas, todas especiais, muitas das quais permanecem despetaladas e secas em meio às páginas de livros e, ainda assim, mágicas quando libertadas desse esquecimento. É privilégio ter esse tesouro, que agradeço aos homens que me maravilharam e souberam abrir um sorriso na boca e nos olhos preparando o caminho para meu coração. E deram argumento para eu acreditar no amor e nos relacionamentos. 

Talvez hoje em dia eu seja menos romântica e mais pragmática por acreditar que as relações se sustentam menos por flores e mais por razão e boas decisões na vida cotidiana. A vida me tornou menos crédula na força das flores, a despeito dos significados que elas possam evocar em nossa cultura, certamente todos em um plano maior de nossa experiência,

Temi pelo que poderia acontecer com a alegria daquela moça tão jovem, quase menina, bem vestida para o trabalho, com cabelos tratados, unhas polidas, portando aquele meio sorriso nos lábios ao olhar para seu presente.  Eu adivinhava a esperança que iria dentro dela. Os pensamentos e as imaginações de romance. A promessa de amor e tudo o que alguém de sua idade deseja. Da sua idade? Na verdade, tudo o que todos nós, em qualquer idade, desejamos em relacionamentos. Aquele clima de confiança que modifica a cara do mundo e nos tira o medo de atravessar as esquinas da vida.

Talvez ainda haja em algum desvão de mim aquela mulher que ganhou tantas flores. Ela está viva. Com os mesmos desejos de flores e promessas de amor. Cúmplice, pensei tudo isso observando a mulher que merecera o gesto poético. E apesar do leve temor que se levantou dentro de mim pelo futuro desse relacionamento, desejei que ele não caísse no ramerrão do cotidiano e que se mantivesse para sempre em patamar de celebração do encontro.

Como nos contos de fadas. E me senti, então, com o dom de fada madrinha. Desejei firmemente que o namorado-amado-amante continuasse esse homem delicado e afeito a comemorar as qualidades de uma mulher e dos espaços de romance.

E disse a ela, também firmemente, antes que ela descesse do ônibus: “Seja sempre uma mulher que merece flores. Há muitos homens por aí à procura de uma delas para presentear, na intenção de manter a chama do encantamento e da esperança.”
================

DICAS, (algumas), DE FILMES DE  ELEONORA ROSSET
from facebook chamando para seu blog na vejinha sp






















"Sem Proteção" é um thriller que tem Robert Redford como diretor e ator. Tem um elenco de craques e uma história ligada a um grupo radical anti-guerra do Vietnã. A resenha e o trailler já estão no meu blog: www.eleonorarosset.com.br
================
EDIÇÃO 589
CO(M)LUNA SOCIÁVEL
--------------------------------------
escrevendo-falando AQUI sobre PESSOAS,
mais do que por profissão, 
o faço pelo CORAÇÃO.
DANDO BOAS VINDAS AO NOVO
PARTICIPANTE QUE CHEGOU
Bem-vindo  
MANUEL S. BREIA! 
Arquiteto (Interiores) - São Paulo 
(from facebook):
Arquiteto na empresa autonomo
Estudou Puccamp; Unicamp;Mackenzie;
Pio XII; na instituição de ensino Arquitetura
Anterior: Mackenzie Secondary School
De São Paulo
Sites dos quais eu participo: seramigo & servideias
FAÇA COMO O MANUEL S. BREIA,
INSCREVA-SE NESSE BLOG,
podendo e querendo; é grátis! 

PRA QUEM NÃO SABE, ainda:
aí acima à direita, em 
'Participar deste site'
vc pode se cadastrar nesse blog; seja bem vindo(a)!
seramigo@servideias.com.br 

================

Nenhum comentário:

Postar um comentário