sábado, 18 de maio de 2013

576- DICAS, IDEIAS & SERVIÇOS {DIS} - Lazer e Cultura - são paulo

sexta/sábado/ 17-18 de maio/ 2013
Brasileiros descobrem novas aves
na Amazônia


http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/album/2013/05/17/brasileiros-descobrem-novas-aves-na-amazonia.htm?abrefoto=6

Imagem 6/6: Nova espécie de arapaçu-de-bico-torto, da família "Dendrocolaptidae", que foi descoberta na Floresta Nacional de Altamira, próxima à rodovia BR-163, no sul do Pará. A ave integra o grupo de 15 novas espécies achadas na Amazônia e que serão descritas simultaneamente em junho MAIS Zig Koch
=====================


dica(s) p/ participantes da virada cultural (são paulo)


Ficar estressado não é uma boa; 
donos de restaurantes dão dicas para aproveitar o Chefs na Rua: http://guia.uol.com.br/sao-paulo/passeios/noticias/2013/05/18/donos-de-restaurantes-dao-dicas-para-aproveitar-o-chefs-na-rua.htm

=====================


Heloisa Netto de Castro 
from facebook/ Montes Claros e Belô (MG)

Bom dia amigos e amigas do Face. Manhã ainda nublada, convite à reflexão..

então, vamos refletir sobre um tema escrito por HeloisaLUCIFER E O PROBLEMA DO SER NA OBRA DE GOETHE




Um dos controvertidos temas filosóficos suscitados pela imaginação humana é a questão filosófica do conceito do Bem e do Mal.
Através dos séculos, escritores e filósofos, poetas e místicos desenvolveram esta temática de forma exaustiva e Lúcifer foi interpretado sob ângulos invariavelmente diferentes.
Entretanto, o mais elaborado e profundo livro que retrata os conflitos entre a existência humana e o princípio maléfico é o Fausto de Goethe.
Além de ser um belíssimo livro sob o ponto de vista formal, é ímpar ao tratar dos tortuosos e inquietantes caminhos por onde trilha a tão frágil, divina e misteriosa existência humana.

A questão central do personagem Fausto é a finalidade do Homem em relação ao Cosmo. Essa tortura inquietante provoca nos espíritos mais sensíveis a Tensão e a Dúvida. A Dúvida angustiosamente insuportável que levou Nietzsche ao seu trágico fim. A mesma Dúvida de que Fausto foi possuído durante grande parte de sua tormentosa existência, levando-o a procurar respostas por todos os caminhos, mas que também o fez esquecer de procurar a resposta verdadeira dentro do próprio Eu.
Lúcifer, enquanto símbolo, foi apresentado através da História, por escritores e filósofos, de forma contrastante e em sintonia com o momento histórico que vivenciaram, Lúcifer e Mefistófeles, dentro da Lenda, sofreram modificações em sua aparência física e nas suas estratégias para possuírem a alma faustiana. Nos primórdios da lenda, o Mal apresenta-se de forma bizarra, quase animalesca e tenta possuir Fausto, através de estratagemas sensuais. No século 18, Lúcifer, por intermédio de seu secretário Mefistófeles, surge de forma racional e tenta dominar Fausto, com sutis armadilhas, nas quais a razão impera mais que a emoção. Ambos os exemplos mencionados, o primeiro com uma nítida influência da Idade Média e o segundo pelo espírito cientificista e iluminista do século 18, nos fazem entender as transformações por que o Mal passou pela História. O Fausto nos transmite uma visão ampla e profunda sobre o Mal e tudo o que se associa a este conceito simbólico: a materialidade, a estagnação e a Dúvida.
Mefistófeles não possui aquela conotação negra da Idade Média. Goethe afirma em seu diário que o “Homem necessita de Lúcifer para evoluir”. A Dúvida e a materialidade fazem parte dos elementos de que o Homem necessita para impulsionar-se para além de si mesmo. Entrementes, Goethe nos adverte, através de seu Fausto, que o erro que levou este ser impelido para o precipício infindo e sem retorno, foi o de tentar encontrar respostas sobre o espiritual, através do material. Este erro conduzi-o à decepção e ao fracasso.
O Homem Moderno parece encontrar-se na mesma encruzilhada faustiana e parece que em todas as épocas, Fausto estará presente, porque Fausto é o próprio Homem, e o Homem é a própria angústia existencial.



  • Heloisa Netto de Castro Publicado no Jornal de MOC, há muito tempo..Estava mergulhada no livro de Goethe...O passado é sempre presente...

seramigo@servideias.com.br 
INSCREVA-SE NESSE BLOG,
podendo e querendo; é grátis! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário