quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

478 - DICAS, IDEIAS & SERVIÇOS {DIS} - Lazer e Cultura - são paulo

Quarta/ 30 de janeiro/2013
POSTER OFICIAL 
DA COPA DO MUNDO 2014
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CEIJA STOJKA
Artista cigana sobrevivente do Holocausto 
morre aos 79 anos
 
Georgina Prodhan - De Viena (Áustria)
Artista cigana Ceija Stojka, 
cujo trabalho ajudou a expor 
a perseguição nazista ao seu povo
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http://entretenimento.uol.com.br/noticias/reuters/2013/01/29/artista-cigana-ceija-stojka-sobrevivente-do-holocausto-morre-aos-79.htm
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Newsletter   Janeiro  2013    Ana González       
CINEMA E POESIA
A tela do cinema tem tudo para todos os gostos. Sua magia nos comove, nos rapta, nos envolve com artimanhas variadas na narração das histórias. Em simplificação radical, podemos dizer que há narrativas de ação e outras. Vou tratar neste texto desse segundo tipo que pode ser também poesia. Especialmente para você que boceja nesse tipo de filme.

A POESIA NO CINEMA
“A poesia pode comunicar-se, ainda antes de ser compreendida” T S Eliot (*)
Dentre os tipos de público de cinema, há dois básicos: os que se interessam por ação e há os outros. Eu me incluo entre os que não gostam de efeitos especiais e barulhos, preferindo texto e qualidade de imagens. É nesse  tipo de narrativa que podemos encontrar poesia. E é complicado falar dela que é originária da literatura. Então, como se faz poesia no cinema?
São muitos os exemplos possíveis de filmes em que passamos por uma experiência poética. Foi assim com A filha do pai, dirigido por Daniel Auteuil  em adaptação do romance de Marcel Pagnol (1895-1974). As resenhas escritas a respeito desse filme são controversas. É um dramalhão novelesco ou um filme especial, o primeiro de um grande autor estreando na direção? Os críticos se dividem.  Mas, todos falam que ele mobiliza um romantismo sentimental ou um sentir especial poético. Depende de como o cr í tico avalia esta experiência tão individual.
A história é passada em uma zona rural da França. Patrícia (Astrid Bergès-Frisbey) é  filha de um poceiro (Daniel Auteuil) e conhece Jacques Mazel (Nicolas Duvauchelle), de família rica, de quem engravida. O rapaz  é piloto e tem que deixar a cidade ás pressas, convocado para a Segunda Guerra. A partir daí, a história apresenta a crise que essa situação promove entre o poceiro e a filha, e também com os pais de Jacq ues. A m aneira como a história se desenrola nos traz algumas surpresas  e nos fazem desejar saídas positivas para as personagens.
Talvez por essa simplicidade, o filme acabe sendo retratado como novelesco. Há nessa avaliação uma injustiça para com o talento do diretor, pois observamos mais nesse filme. As questões familiares, ás voltas com os conceitos morais, fogem da superficialidade. Nem todas as personagens se aproximam de estereótipos. A resolução das situações trazem traços de realismo e de humor. Seus diálogos rompem nossa expectativa. Os cenários e imagens extrapolam em beleza. Esse conjunto nos oferece uma compreensão do mundo em que entram lirismo e delicadeza, transformando a realidade prosaica em contexto poético. A imaginação que entra na composição desses dados mobiliza romantismo, que não chega a ser novelesco para uns. Ma s para o utros, sim.
Essa liberdade de imaginação e o lirismo serão os responsáveis pelo poético? Explicações didáticas não darão conta da complexidade da questão.    
Segundo Eliot (1888-1965), a poesia pode ser percebida de acordo com a comunicação. Nesse caso, a que se dá entre o diretor do filme e o expectador. E dependerá da linguagem utilizada. Dependerá ela também de dados menos mensuráveis tais como o nível de consciência de cada um? Como vemos, há aspectos que possibilitarão (ou não) a sintonia necessária para a comunicação. E então a poesia será (ou não) vivida como tal.
E, apesar de uma demanda de ação e realidade, a poesia acaba surgindo no mundo do cinema em múltiplas formas. O documentário Liv e Ingmar no apresenta poesia explícita enquanto Liv Ullman descreve as fases de sua vida na alegria e na dor. Selton Melo em O Palhaço nos deixa inquietos e desconcertados com suas metáforas. Ele parece namorar o realismo fantástico iberoamericano e faz  poesia em sua forma mais radical.
E para complicar ainda temos a coletividade interferindo na possibilidade da experiência poética. Nestes tempos de pragmatismo e até de certo cinismo, não temos muito espaço para sensibilidades. Muitas pessoas dispensam esse tipo de abordagem em suas escolhas cinematográficas, preferindo o confronto com os reais aspectos da vida. Como as notícias de jornal e de TV me indicam “a realidade como ela é”, eu opto por assistir a filmes que me deem representações da realidade com diferenciais, algum lirismo, inteligência e imaginação, não necessariamente todos ou nessa ordem.
Ao fazer tal declaração, eu entro no terreno de Netuno, o símbolo mitológico das muitas águas, normalmente relacionado ao cinema. Ele também é utilizado na astrologia e talvez não por acaso, no mapa astrológico de Daniel Auteuil esse planeta aponta uma visão de mundo passando pelos critérios de beleza e de imaginação.
Peço a Netuno que me salve da realidade nua e crua. Que ele me conduza por águas nunca dantes navegadas, cheias de representações poéticas da realidade. Que eu possa usufruir no cinema desses momentos em que podemos ir além do efêmero, dialogando com esse cinema sensível, passível de nos levar a experiências difíceis de serem explicadas. Como a desse filme bucólico e otimista, ou como na descrição do relacionamento da vida real de Liv ou ainda como a do maravilhoso mundo do circo de Selton Melo.       
Vem comigo. Vem?
(*)FRIEDRICH, Hugo- Estrutura da Lírica moderna. SP: Livraria Duas Cidades, 1978. P.15.

         PS1: Agradeço se você partilhar comigo sua opinião a respeito de filmes em que encontrou contextos poéticos.

PS2 :Você já percebeu as personagens de sua cidade?

Eu colei em um tocador de violão  do Largo de São Francisco de São Paulo. Siga o link e compre a minha ideia:   http://www.cronicado dia.com. br/2013/01/precisa-se-de-um-violao-ana-gonzalez.html   * (se o link não lhe der acesso, copie e aplique p/ abrir)

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