segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Filme A ORIGEM

Filme A ORIGEM - Christopher Nolan
(postado em www.eleonorarosset.blogspot.com)  
A “sentença de minha cabeça” é embarcar na proposta do diretor Nolan, lembrada pvc, pedindo ”...ao público para entrar na viagem, desde o começo” . Embarco c/ Dom Cobb, no mesmo longo voo em cia do empresário que viaja p/ as exéquias do pai e nesse tempo, dorme p/ muitos sonhos, utilizando como personagens as pessoas que estavam nesse mesmo voo.
Se eu (seramigo) estiver sonhando muito,....me acordem! Bum!!!C/ muitas perturbações de Vida, sentimentos de culpa profundos (morte da mulher e ausências prolongadas dos filhos), inadaptabilidade à realidade e ao seu trabalho (tanto que já não consegue imaginar sua Arquitetura, pedindo ajuda ao “talvez” seu lado feminino na figura da "aprendiz de feiticeira", seu lado que o ajuda nos labirintos da Vida), Cobb, ao dormir no voo, luta c/ todos esses “demônios”, como Eleonora diz. O tempo todo. Os vários "chutes" de retorno dos sonhos nada mais eram que os momentos de vários níveis deles, entre um e outro, num “longo dormir.” Nesses sonhos, tbém uma inaceitação da passagem do tempo (velhice) e preocupação c/ a morte, querendo manter a eterna juventude. Conflitos muitos fortes suficientes p/ sair de uma realidade e embarcar numa outra sonhada ou “alucinada”, acordado.Cobb só desperta do sonho, quase no final do filme, qdo a moça lhe(s) oferece toalha quente chegando ao seu destino; o olhar dele, ao acordar, diferente dos demais alucinados e/assustados durante o filme é altamente revelador. Cobb passa pela alfândega como cidadão absolutamente “limpo” (diferente de seu sonho ou alucinação de “condenado”) e saindo vê os vários passageiros, estes, em especial o empresário herdeiro, absolutamente alheios a ele. O parceiro constante no sonho, significando, quem sabe, um outro lado de Cobb, ainda mais articulado, tentando devolvê-lo à realidade “REAL”.
Todo o filme, são sonhos ou alucinações acordado, ou mesmo alternâncias desses subterfúgios do (in)consciente, p/ fugir aos demônios da realidade.Enfim, Cobb, já muito perturbado, consciência bloqueada, visitando seu subconsciente, enfrentando seus conflitos, é um personagem que ultrapassa uma barreira, vivendo outra realidade, paralela ao REAL, quer seja em sonho, quer seja c/ alucinações.Seu estado é tão extremo que Cobb se vê (acha) proibido de retornar ao seu país (a sua realidade) e pra aliviar a consciência e/ou “pagar seu pecado” inconsciente, projeta a ”inception” que aceita fazer para conseguir voltar à terra natal, ou seja p/ se sentir redimido, aceito pela realidade perdida.
O filme vale tbém pelas imagens fantásticas (criadas pela mente, sonho ou alucinação), ponto forte do filme, e bem realizadas nas cenas de lutas revelando seus conflitos internos. Nolan, pede “bênção” à ODISSÉIA...2001”, bem mais “limpo” em sua mensagem; acho que ele pensou demais no filme (10 anos) e complicou um pouco. A ILHA DO MEDO é mais direto e fácil de entender.Quer simplificar?....embarque na viagem do filme como um grande sonho e deixe-se seduzir pelas imagens, sem se preocupar c/ seu entendimento. Isso vem depois.Uma última questão deixada por Nolan: após encontrar os filhos, (retorno à Realidade), Cobb roda novamente o peão, (totem que simbolizava sempre momento de sonho e não realidade), deixando a sugestão de que TALVEZ essa nossa VIDA seja tbém um sonho. Buum....hora de acordar!
Quem sabe tbém ACORDAR nossa atenção para a “inserção” de IDÉIAS , poderosas como um virus, interferindo sub-liminarmente em nossa autonomia de VIDA, como pessoas em particular e como massas nos movimentos coletivos. P/ que não tenhamos que acordar de pesadelos!!! Porque "é acordado que podemos agir, tentando mudar a realidade ou então aceitá-la, quando não tem remédio e partir para a vida, apesar de tudo.”, como finaliza Eleonora.
{wilson/seramigo – servideias}>23/8/10

-------------------------------------------------------------------------------------------------------{aquilo que vc sai pensando ou conversando após ver o filme, comente aqui;
ou alguma cena, frase ou situação que mais chamou sua atenção}

2 comentários:

  1. (c. via e-mail de 26/8/10,transcrito aqui)
    "...O que tenho a dizer do filme: finalmente surgiu alguma coisa a altura de Matrix. Depois de tantos anos. È genial, porém ainda prefiro Matrix ( o 1°). É a eterna busca do ser humano, pelo subconsciente, pelo mundo paralelo que existe dentro e fora de todos nós..."
    (R.C.)

    ResponderExcluir
  2. (c. via e-mail de 30/8/10, transcrito aqui)
    "...Assistimos o Filme Origem ontem e ficamos muito intrigados com o conteúdo. Entender as possibilidades interpretativas ampliaria muito a compreensão de suas mensagens..... Sua proposta de entrar num sonho como Nolan indica, me parece bastante pertinente e esclarece algumas dúvidas. Vale continuar procurando respostas a outras questões, como o motivo de Cobb se sentir culpado pela morte da esposa. Parece-me ser um sentimento que dá origem à neurose dele, não é?
    Um coisa é certa: Se Nolan pretendia nos fazer refletir sobre os conflitos da mente, conseguiu..."
    (M.M.)

    ResponderExcluir