quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Filme COCO CHANEL & IGOR STRAVINSKI - Jan Kounen

{comentários postados ao texto do site http://www.eleonorarosset.blogspot.com/}.
Seu comentário, Eleonora, me inspirou tanta coisa que se “soltar asas”, seus seguidores(as) e vc, vão me expulsar daqui.
Fico, então, c/ sua “deixa” e da Walkiria, lembrando (alguns) “detalhes” que me inspiraram. Por ex. A folhagem linda de outono preparando a "Sagração da Primavera". As imagens de 1º plano da mulher do Igor, parecendo quadro pintado das mulheres da renascença. A atriz, suave e firme, bonita e ótima.
O enfrentamento civilizado e forte dela à Chanel, no jardim, em que ela passa dando as costas se posicionando atrás de Chanel, obrigado-a olhar pra trás. Cd uma c/ sua personalidade, mas em pé de igualdade. Passando dignidade diante da doença, e da sedução, ambas em situação de perdas.
A diferença de personalidade de Chanel, ela, distante, jogando, independente, “colecionando” seu Homem do momento e ele, um Stravinski, “duro” na invenção de seus acordes musicais dodecafônicos, agressivos, precedendo ou sucedendo instantes de solo harmonioso. Querendo expressar, talvez, o momento agressivo de Vida pessoal e da Europa c/ a busca de uma suavidade harmoniosa, confrontando sua rigidez pessoal c/ a soltura.
Ousando, dois insights: Chanel, levando e apresentando o lar provisório ao casal, um espaço não criado p/ um lar, como que flertou c/ a idéia de Família, sabedora que jamais se daria essa experiência. Ela curtia e “presenciava” as crianças; lembrando a cena no carro se deliciando c/ as crianças brincando.
E outro, em se tratando de uma relação c/ pouca documentação e silêncio, mesmo da própria Chanel, eles, já velhos, rememorando-se mutuamente, quase que sugerindo que a vivência deles foi vivida somente na memória afetiva de ambos.Perdi a cena c/ os letreiros, que pena, do "encontro de almas,...não vivido em Vida".
Frase do filme: “ao encontrar um monstro, o que vc faz?,....canta”! Quem tiver bons ouvidos que ouça.
Ah! todo mundo comentando suas fotos,tenho eu tbém que comentar, mas vou falar o quê?! Diante de um quadro, vc faz o quê? Deixa a alma se inspirar!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
{aquilo que vc sai pensando ou conversando após ver o filme, comente aqui;
ou alguma cena, frase ou situação que mais chamou sua atenção}

Nenhum comentário:

Postar um comentário