segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Filme À PROVA DE MORTE (depois)

Filme À PROVA DE MORTE (postado em www.eleonorarosset.blogspot.com)
Gostando de QT, e me considerando “platéia [NADA] convencional” , como vc disse, lá fui conferir QUEM “...sabe como ninguém brincar no cinema; em “À prova de morte” mostra que, mesmo quando faz de propósito um filme ruim, consegue ser divertido e original. Coisa fácil para ele.” Põe fácil nisso! Fui, Vi e então, “Let´s go to joke.”
É um farwest feminino, s/ cavalo ou c/ HP de cavalo. Uma das 1ªas músicas lembrou bem os temas musicais western spaghetti de Ennio Morricone. Plagiando o evangelista citado no filme: “quem nunca deu uma acelerada e uma fechada de carro, que atire a 1ª pedra”. Bem, nada radical como o faz QT. Ele é um gozador debochado e desbocado. Prova disso, é o personagem que se deu no filme, precisa dizer mais?! Sua VIOLÊNCIA (na fala, nas atitudes), sempre em “campo aberto”, (bar, estrada) ou seja, as pessoas se conhecem ou passam a se conhecer. Por isso mesmo tem a ousadia até de por escancarado nas falas das garotas, a interpretação sobre o(a) exibido(a) que se apresenta c/ 440hp versus tamanho pequeno em desempenho! . ...seu carro é como que extensão de seu corpo impotente, para conseguir orgasmos letais (Eleonora Rosset)  E “tadinho” do marmanjo quando a brincadeirinha não sai do seu jeito. “Assim não brinco mais”! Chora como bebê, dá até peninha não dá?!!!

O negócio é o seguinte, não mexa c/ o “fraco” das pessoas, que vc não sabe quais “...poderosas(os)...” se está abrindo a porta da jaula. E qto aos “nossos” bichos, - ah, não tem?! – melhor domá-los e depois domesticá-los.
Assim como se expressou um Artista a seu respeito, - não me lembro quem, desculpem, - que ele exercia a profissão porque do contrário seria um Bandido na Vida. Ousadia minha, mas penso que QT faz filmes pra praticar na ficção o que não pode e não quer praticar na realidade. Está “na brincadeira” – não é assim que o Stuntman Mike se defende? – da mente que sabe ser irreal, e que se trata tão somente de uma catarse. Ou QT é mesmo um “tremendo gozador”, uai!!! E os “...diálogos picantes e de duplo sentido...”, como lembrou vc, todos, são de uma “finura”(!), - tá bom, - de um sense of humour vibrante, gozador, sempre.. Esse “people” fala assim “bro!”, ou não?!Já filme “pc”, amando road movie, mas nunca tinha visto um gênero de esporte (!) ou fantasia tão maluca qto a praticada pelas garotas em alta velocidade. Cena e/ou “tara”, se me permitem, antológica.Ninguém melhor do que QT pra realizar as fantasias na ficção. Como dizemos, - se me permitem – “ele é PH...” no ramo.Tão sutil, que usa Color Vision, (imitando direitinho a tonalidade dos filmes da época que ele homenageia, como lembra Eleonora), em momentos de “normalidade” e P&B qdo o “bicho pega”.
Reminiscências: É mesmo!.... Fargo, lembrado pvc, estava na seqüência de diálogos, tbém antológica, do xerife e seu filho.
A fuga de Thelma Louise é colírio comparado c/ essa “fuga”.
Lembrando, Encurralado, o filme-piloto de formatura do Steven Spielberg.
E sobretudo, qdo, várias vezes c/ outros, QT cita CORRIDA CONTRA O DESTINO, de Richard Sarafian, levei um susto. Pensei que ninguém mais se lembrava dele. É obrigatório, p/ quem gosta de road movie e quiser retornar aos idos de 70.
É filme pra “macho” de ambos os sexos!!!Gostei de conhecer Tamiia Poitier, filha do Sidney e gostaria de saber se a Jordam Lad é da família do Alan Lad. Adoro essas “raízes”.
E já que começamos c/ “joke”, termino sugerindo ligar a “JukeBox” do seu carro ,em alto volume, c/ a trilha sonora de QT, - my god! – TODA ela, numa road em dia de sol. Músicas imperdíveis, inclusive até a do celular da Jungle Julia no bar,- lembram? - resgatadas sabe lá de que limbo em que a música atual as colocou. ENJOY!!
{wilson/seramigo - servidéias: 19/7/10}

2 comentários:

  1. (c. via e-mail de 3/8/10,transcrito aqui)
    "...Não vimos o filme ainda mas gostei muito da sua crítica e estou curiosa para ver..."
    (M.)

    ResponderExcluir
  2. (c. via e-mail de 27/8/10,transcrito aqui)
    "...obrigado pela indicação e parabéns pela sua crítica. É de profissional..."
    (A.C.)

    ResponderExcluir