domingo, 16 de setembro de 2012

369 - DICAS, IDEIAS & SERVIÇOS {DIS} - Lazer e Cultura - são paulo

(1) domingo/16 de setembro - 2012 
VOTAR
texto de Raquel de Queiroz
Revista O Cruzeiro, 11 de janeiro de 1947
(4ª sequência do texto; as primeiras veja nas edições anteriores)
Escolhem-se nas eleições aquêles que têm direito de demitir e nomear funcionários, e presidir a existência de todo o organismo burocrático. E, circunstância mais grave e digna de todo o interêsse: dá-se aos representantes do povo que exercem o poder executivo o comando de tôdas as fôrças armadas: o exército, a marinha, a aviação, as polícias.
E assim, amigos, quando vocês forem levianamente levar um voto para o Sr. Fulaninho que lhes fêz um favor, ou para o Sr. Sicrano que tem tanta vontade de ser governador, coitadinho, ou para Beltrano que é tão amável, parou o automóvel, lhes deu uma carona e depois solicitou o seu sufrágio - lembrem-se de que não vão proporcionar a êsses sujeitos um simples emprêgo bem remunerado.
Vão lhes entregar um poder enorme e temeroso, vão fazê-los reis; vão lhes dar soldados para êles comandarem - e soldados são homens cuja principal virtude é a cega obediência às ordens dos chefes que lhe dá o povo. Votando, fazemos dos votados nossos representantes legítimos, passando-lhes procuração para agirem em nosso lugar, como se nós próprios fôssem.
Entregamos a êsses homens tanques, metralhadoras, canhões, granadas, aviões, submarinos, navios de guerra - e a flor da nossa mocidade, a êles prêsa por um juramento de fidelidade. E tudo isso pode se virar contra nós e nos destruir, como o monstro Frankenstein se virou contra o seu amo e criador.

    • (segue na próxima edição) 
      (Presentation Transcript)
  • ======================
    MAIS TARDE, AINDA HOJE:
    Relógios do traficante Juan Carlos Abadia - LEILÃO
    ========================================
    Filme descoberto em museu pode ser o primeiro em cores
    =========================
    Aguardo sua visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário