(2) terça/ 05 de junho - 2012
a última do grafiteiro BANKSY
a última do grafiteiro BANKSY
Obras de Banksy ganharam releitura de fotógrafo estadunidense.
São 23 obras aqui.
Não deixem de ver
"Muito uóootimo!"
========================
from: NEWTON MELLO
OLDSMOBILE
uma breve história
A “OLDS MOTOR
WOKS” foi fundada em Lansing, Michigan em 1897, pelo Engenheiro Ransom Ellis
Olds.
Um elegante “Oldsmobile” 1934, de teto conversível, de 8 cilindros em “V”. |
A “General
Motors” não só ampliou a produção em Lansing, como manteve a tradição de
inovações constantes deixada pelo fundador. Já em 1910 um “Oldsmobile”, modelo
“Limited Touring”, ganhava uma corrida contra um trem a vapor, entre Detroit e
Lansing, episódio gravado pela pintura “Setting the Pace” de William H. Foster.
O “Limited Touring” tinha rodas de 42” (1066,8mm), um motor de 6 cilindros em
linha, de 60CV (45 Kw), 707 in3 (11,6 litros) de cilindrada, pneus de “faixa
branca” optativa, estofamento de couro de cabra, motor de arranque optativo,
sistema elétrico optativo com corrente contínua gerada por um dínamo que
alimentava, não só o motor de arranque, como também as lâmpadas elétricas do
carro que originalmente era dotado de lampiões a acetileno. O carro custava na
época US$ 4,600.00, dinheiro que era suficiente para se comprar, em Lansing,
três casas de três dormitórios, sala, cozinha, banheiro, “basement” e jardim,
cada uma.
A divisão
tornou-se uma das mais prestigiadas da “General Motors” rivalizando em luxo e
inovação com a “Cadillac”. Em 1940 a “Oldsmobile” lançou a moderna e inédita
transmissão a óleo “Hydramatic”. Os carros americanos “hidramáticos”, no
pós-guerra, notabilizaram-se rapidamente e, com poucas variações, expandiram-se
para outras marcas. Os “Oldsmobile” foram os primeiros a trazerem nas alavancas
de câmbio os símbolos N para “neutral”, D para “drive”, L para “low”, R para
“rear” e P para “park”.
Também no
final da década de 30 os “Oldsmobile” introduziram os primeiros automóveis com
freios pneumaticamente assistidos.
Em 1961, a
“Oldsmobile Division” da “General Motors Corporation”, lançava os novos modelos
da série “F85 De Luxe”, nas versões “4-Door Sedan” e “Station Wagon”. Esses
carros tinham transmissão mista automática e hidramática, além de direção
hidráulica, piloto automático para limite de velocidade nas estradas, vidros
elétricos, ar condicionado, limpadores de para-brisas de velocidade regulável e
aquecedores nos vidros dianteiros e traseiros destinados ao degelo. Em 1961,
saíam da linha de produção da fábrica “Oldsmobile” de Lansing três automóveis
por minuto!
A divisão
“Oldsmobile” tornou-se deficitária para a “General Motors” nos anos 1990,
quando seu orçamento divisional não comportava mais manter a tradição das
inovações contínuas, associada à competição implacável com os carros japoneses,
que naquela época alcançavam inclusive uma melhor combinação de custo e
qualidade. Em 2004, finalmente a “Oldsmobile Division”, antiga “Olds Motor
Works”, de Lansing, Michigan, encerrou suas atividades. Nos seus 107 anos de
atividades a companhia produziu 35.200.000 carros.
Outras
divisões da GM também fecharam, nos processos de re-estruração do grupo que se
seguiu à virtual falência da companhia em 2008 e que levou à sua encampação
pelo governo americano. Hoje a “General Motors Corporation” trabalha com apenas
cinco divisões, respectivamente a Chevrolet, a Buick, a Cadillac, a GMC de
caminhões e a divisão especial de veículos militares. Hoje, em Lansing, existe
uma nova fábrica, num novo endereço, muito mais informatizada, flexível e
empregando muito menos pessoas que no passado. Esta fábrica produz hoje os
automóveis da marca “Cadillac”, a eterna rival da “Oldsmobile”. A maior fábrica
de automóveis da GM, a “Chevrolet”, agora modernizada, continua em Detroit. Em
várias partes do mundo, a GM prossegue operando fábricas de automóveis e
caminhões mantendo vivas as marcas Chevrolet, Opel, Vauxhall e GMC. Na crise de
2008 a “Chrysler Corporation” também foi estatizada e recentemente seus ativos
foram vendidos à “FIAT” da Itália. Escapou da nacionalização, pelo governo
americano, em 2008, a “Ford Motor Company”, a veterana empresa símbolo de
Detroit e da indústria automobilística mundial.
From NEWTON MELLO - NdM
05.05.2012
========================
volto logo mais com +dicas;
espero você!
comentários: (1)aqui, no (2)face ou
(3)e-mail: seramigo@servideias.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário