terça-feira, 5 de junho de 2012

284(2) - DICAS, IDEIAS & SERVIÇOS {DIS} - Lazer e Cultura - são paulo

(2) terça/ 05 de junho - 2012
a última do grafiteiro BANKSY

O famoso grafiteiro britânico Banksy está sendo apontado como o autor de uma homenagem à rainha Elizabeth 2ª, que acaba de completar 60 anos no trono da Inglaterra.

Obras de Banksy ganharam releitura de fotógrafo estadunidense.
 São 23 obras aqui.
Não deixem de ver
"Muito uóootimo!"

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from:  NEWTON MELLO

OLDSMOBILE  

uma breve história
A “OLDS MOTOR WOKS” foi fundada em Lansing, Michigan em 1897, pelo Engenheiro Ransom Ellis Olds.




Já em 1901 a companhia alcançava uma produção de 425 carros, um recorde, mas, atolado em dívidas, o talentoso Mr. Olds teve que vender a fábrica para a “General Motors” em 1908, na qual ela se tornou a “Oldsmobile Division”.





Um elegante “Oldsmobile” 1934,
de teto conversível, de 8 cilindros em “V”.
 
A “General Motors” não só ampliou a produção em Lansing, como manteve a tradição de inovações constantes deixada pelo fundador. Já em 1910 um “Oldsmobile”, modelo “Limited Touring”, ganhava uma corrida contra um trem a vapor, entre Detroit e Lansing, episódio gravado pela pintura “Setting the Pace” de William H. Foster. 
O “Limited Touring” tinha rodas de 42” (1066,8mm), um motor de 6 cilindros em linha, de 60CV (45 Kw), 707 in3 (11,6 litros) de cilindrada, pneus de “faixa branca” optativa, estofamento de couro de cabra, motor de arranque optativo, sistema elétrico optativo com corrente contínua gerada por um dínamo que alimentava, não só o motor de arranque, como também as lâmpadas elétricas do carro que originalmente era dotado de lampiões a acetileno. O carro custava na época US$ 4,600.00, dinheiro que era suficiente para se comprar, em Lansing, três casas de três dormitórios, sala, cozinha, banheiro, “basement” e jardim, cada uma.
A divisão tornou-se uma das mais prestigiadas da “General Motors” rivalizando em luxo e inovação com a “Cadillac”. Em 1940 a “Oldsmobile” lançou a moderna e inédita transmissão a óleo “Hydramatic”. Os carros americanos “hidramáticos”, no pós-guerra, notabilizaram-se rapidamente e, com poucas variações, expandiram-se para outras marcas. Os “Oldsmobile” foram os primeiros a trazerem nas alavancas de câmbio os símbolos N para “neutral”, D para “drive”, L para “low”, R para “rear” e P para “park”.

Também no final da década de 30 os “Oldsmobile” introduziram os primeiros automóveis com freios pneumaticamente assistidos.
Em 1961, a “Oldsmobile Division” da “General Motors Corporation”, lançava os novos modelos da série “F85 De Luxe”, nas versões “4-Door Sedan” e “Station Wagon”. Esses carros tinham transmissão mista automática e hidramática, além de direção hidráulica, piloto automático para limite de velocidade nas estradas, vidros elétricos, ar condicionado, limpadores de para-brisas de velocidade regulável e aquecedores nos vidros dianteiros e traseiros destinados ao degelo. Em 1961, saíam da linha de produção da fábrica “Oldsmobile” de Lansing três automóveis por minuto!

A divisão “Oldsmobile” tornou-se deficitária para a “General Motors” nos anos 1990, quando seu orçamento divisional não comportava mais manter a tradição das inovações contínuas, associada à competição implacável com os carros japoneses, que naquela época alcançavam inclusive uma melhor combinação de custo e qualidade. Em 2004, finalmente a “Oldsmobile Division”, antiga “Olds Motor Works”, de Lansing, Michigan, encerrou suas atividades. Nos seus 107 anos de atividades a companhia produziu 35.200.000 carros.


Oldsmobile logoOutras divisões da GM também fecharam, nos processos de re-estruração do grupo que se seguiu à virtual falência da companhia em 2008 e que levou à sua encampação pelo governo americano. Hoje a “General Motors Corporation” trabalha com apenas cinco divisões, respectivamente a Chevrolet, a Buick, a Cadillac, a GMC de caminhões e a divisão especial de veículos militares. Hoje, em Lansing, existe uma nova fábrica, num novo endereço, muito mais informatizada, flexível e empregando muito menos pessoas que no passado. Esta fábrica produz hoje os automóveis da marca “Cadillac”, a eterna rival da “Oldsmobile”. A maior fábrica de automóveis da GM, a “Chevrolet”, agora modernizada, continua em Detroit. Em várias partes do mundo, a GM prossegue operando fábricas de automóveis e caminhões mantendo vivas as marcas Chevrolet, Opel, Vauxhall e GMC. Na crise de 2008 a “Chrysler Corporation” também foi estatizada e recentemente seus ativos foram vendidos à “FIAT” da Itália. Escapou da nacionalização, pelo governo americano, em 2008, a “Ford Motor Company”, a veterana empresa símbolo de Detroit e da indústria automobilística mundial.
From  NEWTON MELLO - NdM 05.05.2012

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volto logo mais com +dicas; 
espero você!
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