segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

n/176 - DICAS, IDEIAS & SERVIÇOS {DIS} - são paulo



"Deus ama você porque ele é Deus,
não por causa de qualquer coisa 
que você fez ou não fez".
Regina Brett, 90 anos
assina uma coluna no The Plain Dealer, Cleveland, Ohio
=====================

ELIZABETH COSTELLO - J.M. Coetzee - (África do Sul)

dia 1 do ano 2012
"...ainda dá para fugir; não é tarde demais. Podemos pegar um táxi, parar no hotel para pegar suas coisas, estar no aeroporto às oito e meia, pegar o primeiro vôo. Teremos sumido de cena quando a Cavalaria chegar..."  (pág.13)


Até parece uma situação propícia de fuga - e o é - mas nada a ver com a porta que se abre de  expectativa de ano renovado. É apenas uma situação fictícia de dois personagens enfrentando um evento: filho acompanhando a mãe, às portas de  um premio literário. Assim como êles fazem no livro de Coetzee - "ELIZABETH COSTELLO", podemos ou até devamos brincar com a idéia de fuga; idéia e não ação: "ele sorri, ela sorri. Vão seguir o programa, isso nem precisa ser dito. MAS É UM PRAZER BRINCAR COM A IDÉIA DA ESCAPADA". (pág.13)
Boa a idéia, não é? Brincar livremente com qualquer idéia, mas sabendo que se trata de imaginação e saber distinguir, portanto, do real. Fica a dica
para sua hora de passatempo
dessa primeira ficção desde Desonra (1999) do autor nascido na linda Cidade do Cabo, África do Sul. (Podendo, vá verificar).
Essa é a primeira paletra do livro para esse e outros dias do ano e proferida - ficcionamente - na Austrália.

===============


+ LIVROS 
PARA SUA HORA DE PASSATEMPO:

A MULHER MARCADA - Hakan Nesser - (Sueco)
Escrito em 1996,
ganhou o premio de melhor livro lançado em 96,
pela Academia Sueca de Escritores de Policial.
OBJETIVA.- SUMA de Letras.




Suspense, bem no estilo passatempo, em linguagem direta policial, mas de bom nível, tanto que foi premiada. Sem descrições literárias, com muitos diálogos até mesmo reproduzindo ruídos monossilábicos, o que o ajudará na leitura dinâmica, querendo. Enredo e leitura fáceis de digerir.


===============
O ENIGMISTA - Ian Rankin - (Escocês)




Também do mesmo gênero, porém bem mais elaborado conduzindo a gente por uma situação "enigmática" através de jogo virtual propondo missões, enigmas e tarefas na internet, entre pessoas que jogam para prejudicar, outras para se aventurarem e a polícia para decifrar. História cerebral, com escrita mais elaborada, mas de leitura e compreensão (relativamente) fáceis.




volto com (outras) dicas 
conto com sua nova visita mais tarde
bjs e abs
comentário/contato, logo abaixo
ou: seramigo@servideias.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário