'cousas' outras sobre
REGRESSO & TRUMBO
e a pretexto deles
1) o 'Menino' Leonardo 'tá lá' unanimemente favorito ao Oscar. Já é a hora, enfim. Seu único concorrente poderá ser o débito que hollywood tem pra com Dalton Trumbo. Se a Academia sofrer dores de consciência, '+1x', Di Caprio vai ter que continuar revenant ao Oscar. Espero que não. Sua interpretação está como uma fruta no pé que precisa ser colhida e degustada.
Mesmo porque a 'classe' artística poderá (parcialmente) redimir-se cravando o filme Trumbo como melhor filme. Pronto!
Pessoalmente, nada devo à Dalton Trumbo, pois, não só assisti TODOS seus filmes, incluindo aí os que partiram de seus roteiros, exceto claro os da fase do produtor 'King", como participei de cine-clubes do crítico cinematográfico A. Carvalhaes, (j.Folha sp), de memórias no cantinho saudades.
Como cinéfilo, não importando o gênero ou a história, contanto que haja Qualidade, sempre marginalizei filmes classificados com a letra 'B'. Mas desta vez, sintonizei com o produtor KING, figura que nem sabia ter existido na época, embora muitos (sempre) existem, pois filmes B são aos montes. Nunca, filmes 'porcarias' -(linguagem dura de cinéfilo exigente)-,serviram tanto para salvar talentos a ponto de um sr King receber como gratidão de Trumbo seu roteiro da Princesa e o Plebeu, propositadamente de Qualidade-Oscar. Como acontece às vezes nos filmes, o bandido ganha a simpatia da torcida.
2) Sei que esse filme do Iñarritu merecia também 'o melhor'; mais do que o seu 'oscarizado' Bird do ano passado. Penso que premiando sua direção, seu intérprete principal e melhor fotografia - (capítulo especialíssimo do filme) - já está de bom tamanho, pois Trumbo, independente de tendências e reações várias é também um 'filmaço'. É de encher os olhos e coração de cinéfilos. Mesmo provocando surpresas raivosas 'pra cima' de john wayne, ídolo de filmes que fizeram história e que 'mitologizei' à época na inocência minha de seu 'brucutismo' ideológico. Como não se pode confundir 'bugalhos com alhos', reconheça-se valores de muitos de seus filmes
Assim como, enfim,
reconhecer no macarthista ELIA KAZAN seus filmes geniais:
Ideologia, amigo(as) meus/minhas, em qualquer direção dos pontos cardeais, é uma 'shit',....sorry!. Mas não quero e nem vou falar disso aqui e agora; quem sabe algum dia, pois pessoalmente acho que esse 'muro com viés ideológico' um dia 'vai passar', há de passar à exemplo do outro muro de Berlim.
3) Regresso é um far-west(ão) com todos os chavões do gênero, mas feito de forma sincopada, moderna, quase fazendo passar desapercebido como tal por 'culpa & mérito' da grife Igñarritu. Tem índios, mocinhos que hoje sabemos não serem tão mocinhos, quisáz nem mesmo os índios, aliás; tem ciladas, reviravoltas e até mesmo duelo final. Só não tem digilências e cidades do west porque se passa em plenas florestas geladas onde se encontram as tão combiçadas e comercializadas peles dos animais. É por causa delas que tudo acontece no filme. Até mesmo a revanche da mãe ursa, - cena tão comentada que afugenta pessoas do cinema, - e que também pode dividir nossa torcida por qual 'mocinho(a)' torcer: o caçador ou a caça, agora em posição inversa?
4) Fóra o que já está sobejamente destacado nesse filme, duas imagens me inundaram:
a) o borbulhar (ouviram? ouçam) da água rasteira à floresta no início do filme prenunciando um mundo solitário mas equilibrado convivendo com as eventuais surpresas hostis de 'todas as Naturezas'. É o movimento mutável da cadeia de Sobrevivência.
b) as fotos imagens das árvores nesse cenário de floresta, em especial tomadas de baixo pra cima; em algumas as copas parecendo formar uma cúpula de catedral florestal. Quase me levou a Preces, coisas que já nem sei mais se sei fazer!
Minha emoção pelo tempo de Oscar com suas premiações 'o tempo levou'. O que antes era oportunidade de (re)ver artistas ao vivo e a cores saboreando minhas lembranças, torcidas e ingênuas tietagens me enganando com a imaginação de convivência com idolatragem, agora restou (quase) só nostalgias. Era um tempo que só o cinema conseguia infringir minha norma de não dar a mínima para tudo o que fosse ou pautasse por winner & quetais de todas as áreas. Só na telona me deixava levar para o faz de conta. Hoje, a paixão pelo cinema continua ardendo em brasa, mas seu Oscar passou 'como um rio em minha Vida'. Não fico indeferente diante de, mas também sem importância maior.
Claro que O Regresso com história de revenant clama pelo tema VIDA. Não importa o quão sortudo e principalmente o quanto de Jó esta o seja,'lutar é preciso; 'é uma m---a, eu sei, mas é a única que temos ou teremos, respeitando os que se confortam com (im)possibilidades outras.
======até a próxima sessão=========
P.S. para ver os 'curtir' e 'comments', acesse o face no link:
www.facebook.com/wilson.seramigo
Mesmo sendo convergente ou principalmente divergente com suas ideias,
o importante é sua companhia e preferência.
JUNTOS, mesmo na divergência.
Obrigado!
===============
Há outros textos (postagens) abaixo;
é só movimentar o cursor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário