domingo, 14 de fevereiro de 2016

1.082 - DICAS, IDEIAS & SERVIÇOS (DIS) - Lazer e Cultura - São Paulo


'cousas' outras sobre 
REGRESSO  & TRUMBO 
e a pretexto deles

1) o 'Menino' Leonardo 'tá lá' unanimemente favorito ao Oscar.  Já é a hora, enfim. Seu único concorrente poderá ser o débito que hollywood tem pra com Dalton Trumbo. Se a Academia sofrer dores de consciência, '+1x', Di Caprio vai ter que continuar revenant ao Oscar. Espero que não. Sua interpretação está como uma fruta no pé que precisa ser colhida e degustada. 
Mesmo porque a 'classe' artística poderá (parcialmente) redimir-se cravando o filme Trumbo  como melhor filme. Pronto! 

 Pessoalmente, nada devo à Dalton Trumbo, pois, não só assisti TODOS seus filmes, incluindo aí os que partiram de seus roteiros, exceto claro os da fase do produtor 'King", como participei de cine-clubes do crítico cinematográfico A. Carvalhaes, (j.Folha sp), de memórias no cantinho saudades. 

 Como cinéfilo, não importando o gênero ou a história, contanto que haja Qualidade, sempre marginalizei filmes classificados com a letra 'B'. Mas desta vez, sintonizei com o produtor KING, figura que nem sabia ter existido na época, embora muitos (sempre) existem, pois filmes B são aos montes. Nunca,  filmes 'porcarias' -(linguagem dura de cinéfilo exigente)-,serviram tanto para salvar talentos a ponto de um sr King receber como gratidão de Trumbo seu roteiro da Princesa e o Plebeu, propositadamente de Qualidade-Oscar. Como acontece às vezes nos filmes, o bandido ganha a simpatia da torcida. 


2) Sei que esse filme do Iñarritu merecia também 'o melhor'; mais do que o seu 'oscarizado' Bird do ano passado. Penso que premiando sua direção, seu intérprete principal e melhor fotografia - (capítulo especialíssimo do filme) - já está de bom tamanho, pois Trumbo, independente de tendências e reações várias é também um 'filmaço'. É de encher os olhos e coração de cinéfilos. Mesmo provocando surpresas raivosas 'pra cima' de john wayne, ídolo de filmes que fizeram história e que 'mitologizei' à época na inocência minha de seu 'brucutismo' ideológico. Como não se pode confundir 'bugalhos com alhos', reconheça-se valores de muitos de seus filmes


Assim como, enfim, 
reconhecer no macarthista ELIA KAZAN seus filmes geniais:
Resultado de imagem para imagens dos filmes de ELIA KAZAN
Resultado de imagem para imagens dos filmes de ELIA KAZAN
Resultado de imagem para imagens dos filmes de ELIA KAZAN
Resultado de imagem para imagens dos filmes de ELIA KAZAN
Resultado de imagem para imagens dos filmes de ELIA KAZAN
Resultado de imagem para imagens dos filmes de ELIA KAZAN
Resultado de imagem para imagens dos filmes de ELIA KAZAN
Resultado de imagem para imagens dos filmes de ELIA KAZAN
Resultado de imagem para imagens dos filmes de ELIA KAZAN




Resultado de imagem para imagens dos filmes de ELIA KAZANResultado de imagem para imagens dos filmes de ELIA KAZAN

 Ideologia, amigo(as) meus/minhas, em qualquer direção dos pontos cardeais, é uma 'shit',....sorry!. Mas não quero e nem vou falar disso aqui e agora; quem sabe algum dia, pois pessoalmente acho que esse 'muro com viés ideológico' um dia 'vai passar', há de passar à exemplo do outro muro de Berlim.

3) Regresso é um far-west(ão) com todos os chavões do gênero, mas feito de forma sincopada, moderna, quase fazendo passar desapercebido como tal por 'culpa & mérito'  da grife Igñarritu.  Tem índios, mocinhos que hoje sabemos não serem tão mocinhos, quisáz nem mesmo os índios, aliás; tem ciladas, reviravoltas e até mesmo duelo final. Só não tem digilências e cidades do west porque se passa em plenas florestas geladas onde se encontram as tão combiçadas e comercializadas peles dos animais. É por causa delas que tudo acontece no filme. Até mesmo a revanche da mãe ursa, - cena tão comentada que afugenta pessoas do cinema, - e que também pode dividir nossa torcida por qual 'mocinho(a)' torcer: o caçador ou a caça, agora em posição inversa?



4) Fóra o que já está sobejamente destacado nesse filme, duas imagens me inundaram:

a) o borbulhar (ouviram? ouçam) da água rasteira à floresta no início do filme prenunciando um mundo solitário mas equilibrado convivendo com as eventuais surpresas hostis de 'todas as Naturezas'. É o movimento mutável da cadeia de Sobrevivência.

b) as fotos imagens das árvores nesse cenário de floresta, em especial tomadas de baixo pra cima; em algumas as copas parecendo formar uma cúpula de catedral florestal. Quase me levou a Preces, coisas que já nem sei mais se sei fazer!


 Minha emoção pelo tempo de Oscar com suas premiações 'o tempo levou'. O que antes era oportunidade de (re)ver artistas ao vivo e a cores saboreando minhas lembranças, torcidas e ingênuas tietagens me enganando com a imaginação de convivência com idolatragem, agora restou (quase) só nostalgias. Era um tempo que só o cinema conseguia infringir minha norma de não dar a mínima para tudo o que fosse ou pautasse por winner & quetais de todas as áreas. Só na telona me deixava levar para o faz de conta. Hoje, a paixão pelo cinema continua ardendo em brasa, mas seu Oscar passou 'como um rio em minha Vida'. Não fico indeferente diante de, mas também sem importância maior.


Claro que O Regresso com história de revenant clama pelo tema VIDA. Não importa o quão sortudo e principalmente o quanto de  esta o seja,'lutar é preciso; 'é uma m---a, eu sei, mas é a única que temos ou teremos, respeitando os que se confortam com (im)possibilidades outras.  

======até a próxima sessão=========

P.S. para ver os 'curtir' e 'comments', acesse o face no link:
www.facebook.com/wilson.seramigo

Mesmo sendo convergente ou principalmente divergente com suas ideias, 
o importante é sua companhia e preferência.
JUNTOS, mesmo na divergência.
Obrigado!
===============
Há outros textos (postagens) abaixo; 
é só movimentar o cursor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário