domingo, 1 de junho de 2014

848 - DICAS, IDEIAS & SERVIÇOS (DIS) - Lazer e Cultura - São Paulo

sábado/ 31 maio 2014
domingo/ 01 maio 2014
segunda/ 02 junho 2014 


J  A  Z  Z ,  B I  G    B  A  N  D  S  &  C  I  A  
             
 Ronaldo  Benvenga                                      

                                 
   LES BROWN E SUA BANDA DE RENOME

Les Brown teve seus primeiros contatos com a música aos 8 anos de idade quando iniciou estudos de piano. O pai, padeiro de profissão, amava a música, além de tocar saxofone nas horas vagas em festas de aniversário, juntamente com outros três amigos. Um som que o pequeno Les começou a ouvir e gostar desde muito cedo. Aos 14 anos, com a anuência do pai, muda para o saxofone, ao mesmo tempo em que ingressa no Conservatório Musical em Ithaca no estado de Nova York, onde estudou instrumentos de sopro. Ao matricular-se na Duke University, para complementar seus estudos, incorpara-se à banda do campus, a Duke Blue Devils , como saxofonista, chegando em 1934, à liderança do grupo. Terminado os estudos em 1936,  já estava contaminado pelo  “vírus” da música e logo começou a fazer arranjos para as bandas de Ruby Newman, Isham Jones, Jimmy Dorsey, Larry Clinton e Red Nichols. Ao decidir formar sua própria big band, começa a trabalhar nas áreas de Nova York e Nova Inglaterra, com uma orquestra de 12 peças que, mais tarde, passaria a ser conhecida como “Les Brown And His Band Of Renown”. 
Entretanto, o sucesso da “swing band” não  veio rápido e fácil, a concorrência naqueles tempos era muito grande. No mês de outubro desse mesmo ano, consegue assinar contrato de três meses para apresentações no “Green Room”do Hotel Edison em Nova York, a primeira oportunidade para aparecer e tornar-se conhecido do público de uma grande cidade. Sob orientação de empresário Joe Glaser, pouco a pouco, vai conquistando os lugares mais famosos da costa leste e do meio oeste dos Estados Unidos. Em outubro de 1941, Les vai com sua banda para Chicago saldar compromissos no famoso Chicago’s Blackhawk Restaurant, com transmissões pela emissora de rádio local a WGN, para todo o meio oeste do país. 

No ano seguinte(1942), chega a Los Angeles para espetáculos no enorme salão de baile Hollywood Palladium, ao mesmo tempo em que é contratado para que a banda apareça na película cinematográfica “Seven Days Leave” (Sete dias de licença), rodada nos estúdios da RKO Radio Pictures, protagonizada pelo galã Victor Mature e a atriz Lucille Ball.
Nos dois anos seguintes, nada de sensacional aconteceu, até que, no verão de 1945 a banda grava o tema “Sentimental Journey” (selo Columbia), com a jovem lady-crooner Doris Day. Um sucesso enorme, o maior êxito comercial da banda. Doris Day ingressou na banda em fins de 1939, permanecendo aí por um ano. Retornou em 1943, retirando-se definitivamente em 1946 para iniciar carreira solo como cantora e atriz em Hollywood. 
Nesse mesmo ano, Les dissolveu a orquestra e iniciou um prolongado período de férias, até o início de 1947, reorganizando a corporação musical com,praticamente, todos os membros originais.
 Um ano após o comediante inglês Bob Hope estava a procura de novas atrações para seu programa de rádio, o “Bob Hope Show”, onde apresentava big bands e cantores. Alertado por amigos toma conhecimento de gravações da orquestra, ficando muito bem impressionado com a qualidade do som, contratando-o de imediato. Foi uma longa, profícua e vitoriosa parceria entre Hope e Les, estendendo-se também com apresentações na televisão. A discografia da banda é extensa e variada, começando na Columbia Records no final dos anos 1930, até sua transferência para a Decca (hoje MCA) em 1949.  Com a Capitol assinou contrato discográfico em 1956 e posteriormente com os selos Bluebird e Coral. A banda de renome de Les Brown sempre se colocou entre as melhores do período das grandes orquestras. No início das atividades a música tema da orquestra era “Dance Of The Blue Devils”, mudando para “Shangri-la”, até a adoção definitiva do tema “Leap Frog”(Pulo da Rã). Além da voz suave de Doris Day, as lady-crooners  Miriam Shaw, Jo Ann Greer, Lucy Ann Polk, e Eilleen Wilsone os crooners Ray Kellog, Ralph Young e Butch Stone, interpretaram belos temas na orquestra. Les Brown sempre foi um homem de caráter e muito organizado, não admitindo indisciplina ou alcoólatras no grupo. 

Essas qualidades pessoais se refletiam nas apresentações da orquestra, no som claro e limpo proveniente de arranjos muito bem elaborados por ele e executados por músicos capazes como Don Kramer, Corky Cornelius, Si Zentner, Billy Butterfield, Butch Stone, Shelley Manne, Hank D’Amico, Jimmy Zito, Barney Kessel, Randy Brooks e seu irmão Stompy Brown, entre outros que trabalharam sob seu comando. Em março de 1989, a “Big Band Academy Of America” homenageou o músico Les Brown pelos 50 anos de atividade como saxofonista e bandleader. Lester Raymond Brown, nasceu a 14 de março de 1912 na cidade de Reinertron na Pennsylvania e morreu, aos 88 anos em los Angeles-California no dia 04 de janeiro de 2001. Um músico que jamais será esquecido.

Ouçam os programas Quinta Avenida e Quinta Avenida Especial  acessando o site
Produção e apresentação: 
Ronaldo Benvenga

Foto da capa
==================


para os que se fascinam com o universo,
boa viagem!

824 Imagens do espaço 2014










Imagem 1/824: 

 VIA LÁCTEA VISTA DOS AÇORES 
O astrofotógrafo português Miguel Claro fotografou os arcos da Via Láctea no céu da ilha de São Miguel nos Açores, um arquipélago composto por nove ilhas vulcânicas no Oceano Atlântico, próximo a Portugal. A imagem foi feita no dia 5 de abril e divulgada em maio - Miguel Claro/www.miguelclaro.com
==================
aguardo seu cadastro nesse blog;
você será muito bem-vinda(o)!
==================

Nenhum comentário:

Postar um comentário