quinta-feira, 24 de maio de 2012

272(1) - DICAS, IDEIAS & SERVIÇOS {DIS} - Lazer e Cultura - são paulo

(1)  QUINTA/ 24 de maio 2012
POUCOS SABEM DISSO:
eu, por exemplo, não sabia e gostei de saber.
É UMA HISTÓRIA DE MISTÉRIO ENVOLVENDO UM DOS HOMENS PERITO NA TEORIA QUÂNTICA DOS NÚCLEOS ATÔMICOS RADIOATIVOS.
COM O TEXTO DO NEWTON MELLO EXCLUSIVO PARA NÓS AQUI DO SERAMIGO – QUE SABE COMO NINGUÉM CONTAR UM FATO – FICA MAIS GOSTOSO LER E SABER.

OS FÉRMIONS de 
Ettore Majorana 


Importante físico italiano que deduziu teoricamente a existência das partículas subatômicas que levam seu nome e que podem se comportar como as opostas de si mesmas, ou, em outras palavras, partículas que “viram do avesso” e que assumem cargas elétricas opostas a cada vez que realizam essa manobra. Majorana era siciliano, natural de uma localidade próxima a Palermo, nascido em 1906, e desde cedo mostrou uma excepcional capacidade para a Matemática. 

Sua tese na Universidade de Roma, onde trabalhou sob a orientação de Fermi, versava sobre a ”Teoria Quântica dos Núcleos Atômicos Radioativos”. Ao prever matematicamente a existência das partículas, hoje denominadas como “Férmions de Majorana”, ganhou imediatamente fama mundial e foi convidado a apresentar suas pesquisas aos importantes físicos Heisenberg,  da Universidade de Leipzig, e Bohr, da Universidade de Copenhagen.

 Quando a Itália aliou-se à Alemanha nazista, vários cientistas avessos à doutrina fascista de Mussolini, buscaram emigrar para os EUA. Foi o caso de Fermi e Segrès, ambos preceptores de Marjorana. Tanto Fermi como Segrès vieram a participar do Projeto Manhattan nos EUA que culminou com a descoberta da bomba atômica. 

Em 1938, com apenas 32 anos de idade, Majorana desapareceu em circunstâncias misteriosas. Tomou um navio em Palermo, com destino a  Nápoles, e não desembarcou quando o barco atracou. Interessante que antes de embarcar na Sicília, esteve no banco onde guardava todas as suas economias e sacou todo o dinheiro. Caso tivesse sido assaltado e assassinado durante o trajeto, seu corpo teria aparecido, fato que não sucedeu. 



O mais provável é que, ao contrário de emigrar aos EUA como fizeram seus preceptores, ele teria se dirigido à União Soviética, onde passou a viver secretamente sob outra identidade. 
Segundo outros autores ele teria ido à Argentina, mas, neste caso, quais teriam sido suas motivações? 
A hipótese de suicídio também é pouco provável, pois para tanto para que teria sacado todo o dinheiro do banco? 
O fato é que, em 03.04.2012, num laboratório da Universidade de Delft na Holanda, uma série de experiências com micro-circuitos aplicados a detetores de partículas mostraram evidências claras da existência real dos “Férmions de Majorana”.        
Notícia da BBC World, 03.04.2012


 ====================
olhe só o que inventaram na minha terrinha; 
é meio kitsch
mas valeu a ideia da reciclagem.

Americana (SP) transforma monitor de computador velho em cama para gatos

====================
volto logo mais com +dicas; 
espero você!
comentários: (1)aqui, no (2)face  ou
(3)e-mail: seramigo@servideias.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário