(2) QUARTA/ 23 de maio 2012
=======================
-----
Original Message -----
From: ANA GONZÁLEZ
Sent: Friday, May 18, 2012
Subject: A BELEZA DA SUÍTE VOLLARD DE PICASSO
Subject: A BELEZA DA SUÍTE VOLLARD DE PICASSO
a beleza da Suíte
Vollard de Picasso
Vollard de Picasso

Picasso é citado principalmente por seu papel no movimento
cubista, responsável pela ruptura do academicismo e dos
padrões de representatividade
estabelecidos há muitos séculos. A aquisição de um conjunto de gravuras, a
Suíte Vollard, pelo British Museum de Londres nos traz a oportunidade de
conhecer melhor outro aspecto da obra de Picasso (1881-1973) de uma beleza
ímpar. Veja se você concorda comigo.
uma Questão de interpretação
A Suíte Vollard é uma série de gravuras feitas por Picasso
por encomenda de Ambroise Vollard (1866-1939), um marchand de bom gosto e
intuição para descobrir talentos (Cézanne e Picasso entre outros). De 1932 a
1937, Picasso cumpriu o acordo feito com o marchand francês, completando a
série de cem gravuras prometidas. Nessa época, Picasso estava com cerca de
cinqüenta anos e já tinha uma obra realizada em várias fases: a azul, a rosa, a
cubista.

O crítico de arte Jonathan Jones do jornal londrino
The Guardian faz da obra uma
análise interessante. Entre
outras coisas ele diz que esse conjunto de gravuras seria sua obra-prima e não
o painel Guernica (1937), que traria em seu projeto elementos já presentes nas
gravuras da Suíte Vollard. Tal presença indicaria que elas seriam uma base
fundadora do grande painel.
Aprecio interpretações ousadas como essa por trazerem novas
perspectivas sobre as obras de que já ouvimos falar muito. Porém, para
descrever a Suíte Vollard ele se utiliza de termos que me desconcertaram, pela
imagem que elas constroem da série. O crítico de arte inglês a descreve
utilizando entre outras, as expressões que seguem: fantasmagóricas gravuras
de sexo e violência, mergulho nos mais escuros meandros do psiquismo, estilo
grotesco, caos cubista de carne e morte, imagens de crueldade e êxtase. Ao
ler tais características descritivas, por que fiquei descontente?
Conheci a Suíte Vollard em uma exposição do MASP em 1986.
Naquela época fiquei impressionada com a beleza e força das imagens e pela
novidade dessa série em relação ao que eu conhecia da fase cubista do pintor.
Na verdade, trata-se de uma série sem unidade, formada por cinco temas,
entre os quais “A batalha do amor” e “O estúdio do escultor”.
A interpretação de Jonathan Jones tem o selo de um
profissional, mas toda a observação de obra de arte traz a questão da
subjetividade. Especialmente para nós leigos. As imagens estéticas que estavam
dentro de mim, me contavam histórias de minotauros, mulheres, homens, louros
nas cabeças e copos vinho na mão. Um momento de arte se realizando, de alguma obscuridade
e de celebração.
Que imagens eram aquelas de minha memória tão diferentes das
do crítico inglês? Não tinha encontrado a violência, o grotesco ou as
fantasmagorias. Teria eu sido vítima de subjetividade? Visitei, então, a
biblioteca do MASP onde pesquisei o material da exposição citada. Pude
constatar a permanência daquelas imagens a me dizer de beleza, de força e de
sensualidade.
Nessa diferença de interpretação talvez entrem outras
informações com que posso contar. Nesses casos, a linguagem simbólica e
mitológica da astrologia pode quebrar as amarras do pensamento racional e
revelar o indisfarçável.
Daí que no mapa astrológico de Picasso encontramos a
presença forte do signo de Touro, trazendo aspectos de propensão ao prazer, da
capacidade dos instintos de conservação, de apelo à força telúrica e material,
portadora de vida. Inebriante Dionísio. Na Suite Vollard, Picasso traz muito
desses aspectos reveladores de seu intenso temperamento, essencialmente
vital. Mas, o pintor ainda enfeita o cenário com louros - um chamado de Apolo-,
em linhas puras e gregas,o que a crítica especializada tem denominado
classicismo ou neoclassicismo.
Poderemos observar, também, o minotauro em posição de bon
vivant debochado e teremos dificuldade para entender a elegante delicadeza
do “Minotauro observando a mulher dormindo” ou “O repouso do escultor diante de
um centauro e uma mulher”. Não posso negar que em algumas gravuras observa-se
um tom mais obscuro ou algum traço do estilo peculiar de Picasso. Mas é surpreendente
a gravura em que o minotauro é cego e está sendo conduzido por uma jovem. A
noite cerca tudo e ficamos a imaginar que a iluminação venha da capacidade
feminina de apaziguar a fera.

Artistas geniais sempre acessam o inconsciente coletivo e na
mente de Picasso poderemos adivinhar nessa presença taurina o mito da
alma hispânica, expressão fidedigna de sua origem. Ou será outra a explicação?
Os meandros escuros de sua mente? Certamente, há nessa série a (eterna)
confissão de amor pela mulher e pelo ofício do artista (escultor) além da
presença do corpo e da força do instinto, o que caracterizam as linhas mais
constantes desse conjunto de gravuras tão pouco uniforme.
Foi bom ter conhecido a apresentação de Jonathan Jones a
quem devo o mote que me levou a revisitar a memória e me acordou o tema da
beleza da Suíte Vollard.
Que esta conversa sobre interpretações de obras de
arte e sobre a força dionisíaca da vida, também lhe dê o impulso para ir às
gravuras da Suíte Vollard.
=================================
PS
1: Leia a resenha de Jonathan Jones, no jornal inglês The Guardian http://www.guardian.co.uk/artanddesign/jonathanjonesblog/2012/apr/25/vollard-suite-mind-picasso-british-museum
PS 2: Visite a biblioteca do MASP em São Paulo para
pesquisas acerca de arte em geral e das exposições temporárias já realizadas
(serviço agendado).
=============================
Arranha-céu em formato de lua crescente, em Dubai
===========================
ACESSE OS LINKS abaixo PARA CONHECER ALGUNS SERVIÇOS.
PARA ENVIAR E-MAIL SOBRE SERVIÇOS, É SÓ CLICAR NOS ENDEREÇOS INDICADOS ABAIXO DOS TELEFONES.

espero você!
comentários: (1)aqui, no (2)face ou
(3)e-mail: seramigo@servideias.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário