segunda-feira, 18 de abril de 2011

nº 68 - DICAS, IDEIAS & SERVIÇOS {DIS}

hoje, o sabor visual da Páscoa:
- aqui algumas das fotos de divulgação do 
 blog LP LILIAN PACCE p/ MSN - Moda -

                                         
na próxima edição
a "Pessach", sabor interno da Páscoa


===================
 CO(M)LUNA SOCIÁVEL
escrevendo-falando AQUI sobre PESSOAS,
mais do que por profissão, o faço pelo CORAÇÃO.
--------------------------------------------------------------------

Para os íntimos,
vejam a coincidencia desta data 
18-19-20-21 de abril 
com o número 68, postagem desse blogDIS
Para os não íntimos, fica aí a charada. 
É uma despedida para novas “pessach/passagens” de VIDA!
==============
Chuvas no paquistão - ano passado - criaram
paisagens deslumbrantes
(Russell Watkins/ UK Department for International Development)
&
"Escolas, supermercados, construções 
e outros vizinhos ruidosos: 
saiba como agir"
DANIELA VENERANDO: 
Colaboração p/ UOL/Casa e Imóveis: 12/3/11
-----------------------------------------------
O que essas imagens feitas dos efeitos causados nas árvores pelas chuvas do Paquistão tem a ver com os imóveis ruidosos de cidades brasileiras?
Nada ou tudo. 
É "uma licença" de edição que peço 
à UOL, ao fotógrafo Russel e à Daniela
tentando criar um contraste de 
realidades da natureza com a ação humana.
Poderão dizer depois como "soou" essa ousadia.
Desculpas, pelas imagens não permitirem maior e melhor reprodução. É uma pena!
-------------------------------------------------------------
"Siga as indicações dos especialistas na hora de comprar ou alugar um imóvel:
- Visite o local diversas vezes em dias e horários alternados, inclusive à noite. Examine os arredores e a proximidade de escolas, hospitais, e postos de gasolina, entre outros. Pode até parecer conveniente, mas morar próximo a um mercado 24 horas, por exemplo, é ter de aguentar entrega de produtos durante a madrugada. Na cidade de São Paulo, os estabelecimentos precisam respeitar a Lei de Zoneamento (nº 13.885), que limita a emissão de ruídos em até 55 decibéis entre as 22h e 7h em zonas mistas - residencial e comercial.

- A rua pode até ser tranquila, mas não adianta nada se ela fica próxima a uma grande avenida. O som ininterrupto produzido automóveis e caminhões é extremamente prejudicial à saúde, afetando o sono e podendo até causar lesão auditiva.

- Pedir informações sobre o imóvel ao futuro vizinho é controverso. Para alguns, é útil, pois é possível descobrir algum inconveniente que o proprietário ou o corretor possa ter escondido. Para outros, não vale de nada, pois a suscetibilidade das pessoas varia muito. Um pode se incomodar com uma feira na frente de casa e outro achar muito conveniente. Colete as informações e faça sua própria análise.

- Quando encontrar um imóvel que agrada, controle a ansiedade. Não tenha pressa em fechar o negócio até analisar todas as vantagens e desvantagens.
O que fazer no caso de barulho:

- Na cidade de São Paulo, entrar em contato com o Psiu - Programa de Silêncio Urbano - da Prefeitura pelo telefone 156 ou e-mail psiu@prefeitura.sp.gov.br ou ainda no site das subprefeituras.

De acordo com a legislação municipal, instituída pelo Decreto 34.569 e reestruturada pelo Decreto 35.928, podem ser fiscalizados apenas locais confinados, como bares, boates, restaurantes, salões de festas, templos religiosos, indústrias e até mesmo obras.

É bom lembrar que cada cidade segue uma legislação própria, conhecida popularmente como a lei do silêncio, e muitas têm um órgão específico para cuidar do assunto a exemplo do Psiu, em São Paulo. Consulte o site da prefeitura de sua cidade para saber a quem recorrer.

- No caso de ruídos de festas em casas, apartamentos e condomínios, a polícia deve ser acionada pelo telefone 190. Muitos também apelam para a PM devido à lentidão da resposta dos agentes do Psiu. A consequência disso é a sobrecarga do serviço, que tem por prioridade o atendimento de casos mais graves e urgentes, como crimes e contravenções. O Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM – São Paulo) atende mais de 35 mil chamadas por dia e despacha diariamente sete mil ocorrências com empenho de viaturas. “Nos últimos cinco anos, houve um aumento gradual e significativo das chamadas recebidas pelo telefone de emergência por causa de barulho” afirma o major Ulisses Puosso. Os números surpreendem. Em 2006, foram registradas 102.322 ocorrências cadastradas como perturbação do sossego, enquanto em 2010 este número elevou-se para 225.190, um aumento de 120%. Diariamente, a média de reclamações durante dias úteis gira em torno de 380 e, nos finais de semana, atinge a média de 1.300 ocorrências.


Alternativas
Se você pretende vender o imóvel, esteja ciente que poderá haver desvalorização por conta do barulho -mas pode também ocorrer uma valorização caso a rua se torne comercialmente importante.
Se o imóvel for alugado, existe a possibilidade de o inquilino entrar com uma ação para não pagar a multa rescisória para sair antes do vencimento do contrato. Segundo o presidente do Creci, há uma brecha na lei, pois o imóvel não possui as mesmas características iniciais no ato da contratação. Já o especialista em advocacia imobiliária Daphnis Citti de Lauro, autor do livro “Condomínio: Conheça seus Problemas” (editora Eskalab) não aconselha apelar para a lei. “Cada caso é um caso, mas, geralmente, nenhum juiz vai favorecer o inquilino no juizado de pequenas causas. Seria preciso provar um barulho insuportável para ganhar a causa”, afirma Lauro. Para amenizar o problema, o advogado sugere ao inquilino pedir ao proprietário a instalação de janelas antirruído e colocação de ar-condicionado no casa ou apartamento, pois a medida o beneficia já que há uma valorização do imóvel.

Mas nem tudo está perdido. No caso de barulhos comprovadamente danosos em que não se consegue dormir, trabalhar, entre outros prejuízos, é possível até pedir uma ação por danos morais ao vizinho barulhento. Nesse caso, consulte um advogado para checar suas chances. Quando o barulho atrapalha um quarteirão inteiro ou até mesmo um bairro, é possível fazer uma abaixo-assinado com nome e RG de cada morador e apresentá-lo à prefeitura.


Obra públicaEnquando é a prefeitura que desrespeita o silêncio, o que fazer? 
Cabe à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) a análise e autorização de ocupação de vias para a realização de obras feitas pela prefeitura ou por concessionárias de fornecimento de água e luz, por exemplo.
Depois de analisar os impactos ocasionados pela intervenção no trânsito, na circulação de pedestres e nos acessos dos moradores às residências, a CET permite a ocupação da via e define o horário para a realização das obras. 
Segundo a CET, são emitidas em média cerca de 3 mil autorizações por ano e as obras realizadas no período noturno são emergenciais e representam apenas 1% do número total. A empresa diz ainda que há uma orientação para que a movimentação e utilização de máquinas que emitam ruídos além do permitido seja feita no período diurno, evitando especialmente os finais de semana e feriados.
De acordo com a Lei do Zoneamento de São Paulo, a barulhenta britadeira, por exemplo, pode ser usada até às 22 horas. Depois desse horário até às 7 da manhã, o executor da obra é obrigado a respeitar o limite de ruído de até 45 decibéis em zonas residenciais. Caso isso seja desrespeitado, o reclamante deve ligar para a subprefeitura da região e fazer uma queixa, ou entrar em contato com a ouvidoria da concessionária em questão."
==============
para os aficcionados de aventura, ficção c/ alienígenas 
está nos cinemas com efeitos especialíssimos (15/abril) 
Eu Sou o Número Quatro
(I Am Number Four) - 2011 (EUA) - Direção: D.J. Caruso

Atores: Alex Pettyfer, Timothy Olyphant, Teresa Palmer, Dianna Agron.
----------------------------------------------------
Anexei o video com flashs de entrevista, um pouco de make off, e algumas cenas impactantes, destacando, em especial, a da protagonista vindo em sua direção saindo de uma casa que ela explodiu; impavida, colossa em seus passos firmes, diferente de cenas similares em que os personagens vão ao chão atirados pelo deslocamento de ar ou pra se protegerem, mas nesta fita a explosão a acompanha a poucos passos, levantando seu cabelo numa cena digna de fotógrafo de moda, antes que a bola de fogo a encubra.
Morta?!....é o que vc poderá saber se for ver o filme. 
Já viu alguma heroina, nesses filmes, terminar mal?!
Fixe sua atenção nas cenas mostradas. 
Compensa!....depois, é ver o filme.
Quem for, conte pra gente,...se quiser!

==============

nesses dias sabáticos, até final de abril, envie cópia para:
IMPRESSÃO
CRIAÇÃO/EDITORAÇÃO
TEXTOS & ESTRATÉGIAS

Para sua REDE SOCIAL

CATÁLOGOS * MALAS DIRETAS * VOLANTES * FOLDERS 
PEÇAS PDV * BOLETINS * REVISTAS * LIVROS  
PUBLICAÇÕES DE DATAS COMEMORATIVAS.
                a qualquer momento,
a cd 3 ou 4 dias
c/ certeza, outras DICAS.
volte sempre,
sem esperar minha chamada na porta de seu e-mail. Grato!
-------------------------
wilson-seramigo/servidéias
(18-21/abril/11 - segunda a quinta - sp ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário