sábado, 18 de maio de 2019

1.122 - DICAS, IDEIAS & SERVIÇOS (DIS) - Lazer e Cultura - São Paulo

IDEIAS & SERVIÇOS
Direitos adquiridos, SÉC XX, década de 80
                                    & 'Quetais' 
(
postado em 19/maio, domingo)

há muitas formas de SER, 
mas Ser cidadãX do mundo, do universo, outsider e secular, é uma das formas com a qual tenho extrema empatia;
sem exclusão de outras.
(seramigo)

==========================

 Quem Somos Agora 

Podemos ler o título desse filme como afirmação ou de repente transformá-lo em uma pergunta. Particularmente, - talvez por busca pessoal,- prefira em forma de interrogação.

Porque muitas vezes o 'Agora' está escondido em muitos momentos inexplicáveis.

A protagonista Beth/julianne nicholson - interpretação em tom maior -  é esse 'Agora' de todos os demais personagens. Tentando atualizar um evento que a castigou por 10 anos enclausurada numa prisão. Tentando conquistar a guarda de seu filho acolhido, na época, por sua irmã e cunhado.


Uma história de atitudes positivas, embora sofridas, junto a essa situação e ao evento que a conduziu a esse 'agora'. E para recuperar o que lhe seria de direito, há embates familiares, há descobertas frustrantes na busca de empregos, há surpresas estimulantes de relações pessoais e uma inesperada ajuda jurídica de jovem advogada ativista em causas (muitas vezes) perdidas, - pode-se dizer, - que rompe o esquema do estabelecido e que a leva a se reconhecer novamente Gente;  e como consequência, a decisão final de sua busca, que parecia perdida, mas que a transforma.

VigorosXas personagens enriquecidXs por interpretações envolventes do elenco. 

Destaco também o papel da advogada que entra na sua Vida e me impressionou muito, vivida com expontaneidade por Emma Roberts. Pela sua juventude, que parece imatura na sua inexperiência de Vida e de Profissão, mas que revela decisões , às vezes, questionáveis e no entanto plenas de soluções favoráveis. 


É um 'soco no estômago' de quem acha que só a idade tem respostas. E o 'end' dessa história é um soco no happy end. Um soco que devolve Vida e nos ensina uma lição de atitudes no Viver. 


Enfim, 'agora, quem somos', a grande questão em nossas histórias de sacrifício e redenção; sem moralismos.

um filme vigoroso e comovente 
na sua simplicidade complexa
https://www.youtube.com/watch?v=aY2_IHcAeCQ

==========================


Pois tudo o que é mais Verdadeiro,
acaba por ser encontrado; 
                                      tudo o que é Melhor,
acaba por chegar”. 

Esta afirmação 'pincei' de 
Andre Van Lysebeth 
através de postagem no face de Amigo meu, PHD em Filosofia. Pois é! Ainda vamos continuar a tê-los  - os Filósofos - apesar das revelias!
É um texto longo e denso, mas forte, digno de uma leitura reflexiva. Mas por ser longo, absti-me de reproduzi-lo. Alguém interessadX, peça pelo meu e-mail.
=============== 
LYSEBETH, André Van. Tantra, o culto da Feminilidade – outra visão da vida e do sexo. Trad. Sonia Rangel. São Paulo: Summus, 1994, p.122-123]
=============== 

BUR(R)OCRACIA
Um imposto adicional que pagamos: a Burocracia. 

Não consta na relação do manual do IRenda. A gente se acostumou com essa chateação. Mas pagamos. E reclamamos? Apenas comparecemos 
em tudo o que precisa ser feito e muitas vezes apenas 'bufamos'. Mas é um 'tempo que vale dinheiro'. É um imposto indireto.

                                                        ilustração: Diego Amaro
Deveríamos pensar como simplificar essa lei 'escravagista' com a qual nos acostumamos. Com a qual ficamos à mercê de papeladas. À mercê desse panteão de burocratas. Desse imposto - entre tantos outros - que pagamos imbutido no tempo gasto.
Precisa aparecer outro Hélio Beltrão que nos ajude a erradicar mais esse prejuízo-escravo enorme que temos.

Já pensaram nisso?
Indo ao cartório fiquei com inveja - acredite se quiser!  -  dXs funcionáriXs que viviam catando o selinho certo para anexar nos documentos; sem falar nXs que ficam no pique&repique eterno do carimbo. Um dia perguntei como é que se consegue um emprego desses. Imagem Kafkiana! 

Outro dia Alexandre Garcia contando na Eldorado: empresário conhecido dele vai aos EUA comprar madeira brasileira que aqui não pode comprar. Explique-se isso!

Há controles que precisam serem feitos para nossa segurança, mas tudo o que passa do ponto, 'encrua'.

Essa Burocracia toda já virou BuRRocracia. E como isso acontece desde as capitanias (merd)hereditárias, nos acostumamos. 
 ===============

'Tempo é Dinheiro'
Esta expressão tem origem de uma frase mencionada pelo filósofo e pensador grego Teofrasto (372 a 288 a.C), que mencionou a frase: TEMPO CUSTA MUITO CARO. ... Já o físico Benjamim Franklin (1706 a 1790), após ler as obras do filósofo Teofrasto, chegou a seguinte conclusão: TEMPO É DINHEIRO.(sic/google)

==========================
volto pra nossa conversa logo mais.
()()()()()()()()()()()()()() 

outros assuntos, é só ir 'rolando' seu cursor

P.S. para ver os 'curtir' e 'comments' no face, acesse no link:

IMPRESSÃO de: 
LIVROS (*)
AGENDAS
CADERNOS
CALENDÁRIOS  
PUBLICAÇÕES
PEÇAS PUBLICITÁRIAS
PUBLICAÇÕES COMEMORATIVAS  
& Criação, se necessário. 
Para Xs que me escreveram via e-mail,
sensibilizado, o meu:



querendo fazer algum tipo de IMPRESSÃO ou   'falar' comigo:
trip.servideias@uol.com.br

()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()
=================================== 
 licença aos autores das imagens reproduzidas, buscadas no google; por falta da citação de crédito, não constam aqui; registro um agradecimento explícito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário