IDEIAS & SERVIÇOS
& 'Quetais'
(1)
"PENSANDO NA MINHA HISTÓRIA DE VIDA,
POSSO AFIRMAR
QUE PROCUREI FAZER TUDO CERTINHO".
QUE PROCUREI FAZER TUDO CERTINHO".
"SÓ QUE,
INFELIZMENTE,
ALGUMAS COISAS SAIRAM
DE FORMA ERRADA".
(seramigo)
(2)
João, assim carinhosamente chamado na rádio CBN/sp pela dupla de apresentadore(a)s no seu programa Sala de Música, é nada menos que o ilustrado em música, músico-produtor, João Marcelo Boscoli, filho de Elis & Boscoli. Êle, cheio de talento e simpatia. Êles, os pais, com quem estive para entrevistar a Elis, no apartamento do extinto hotel Danúbio, onde moravam, na brigadeiro luiz antonio, s.paulo. Mas essa é outra história para outras histórias.

João Marcelo comentava 'na sua sala musical', o Jorge Ben Jor. Segundo convivência tida com êle,- ao contrário do que pensam,- é "Pessoa limpa, à base de suco de laranja e esfilha"; praticante de esporte, craque numa 'pelada', apesar da idade.
O que mais gostei em saber de nosso Jorge ‘de Capadócia’ é que este, lê muito, daqueles devoradores de livros. Paixão que o deixa próximo a meu universo. Em algumas canções Jorge canta esse mundo paralelo.
![]() |
BOM DE BOLA E DE ALMA |
Nessas informações deliciosas, João(MB) - olhe só a coincidência do 'MB' no seu sobrenome - nos disse que Jorge(BJ) resistiu às várias fases da música brasileira, sem perder a marca registrada de seu samba, sempre se reinventando. Como a troca do violão pela guitarra, que foi uma grita geral na época Tropicalista com a vinda do rock e que acabou se sobrepujando e imperando até hoje.
E que nas apresentações frequentes e lotadas de seus shows a vitalidade de JBJ é muitíssimo bem cantada também pela nova geração:
![]() |
PRIMÓRDIOS, ANTES QUE OS ÓCULOS ESCUROS VIRASSEM SUA MARCA REGISTRADA. |
- santa clara clareou -
- chove, chuva -
- Menina, que passa e não me olha, mas eu olho pra 'voshê'
que não me diz nada, mas eu digo pra 'voshê'. Menina, que não sabe como eu sou. -
são mais de trezentas canções:
- os alquimistas estão chegando/ cadê tereza/ os tropicalistas/ taj mahl/ mas que nada/ filho maravilha - e por aí seguimos cantando.
Dizia mais, - o João Marcelo,- que as letras longas pareciam não caber na música e Ben Jor soube com maestria fazê-las encaixar. E que se desse um jornal pra ele ler e compor, faria cabê-las direitinho na música; de forma que nos facilitasse a memória e o prazer de cantá-la. Não há quem resista ao balanço Ben Jor.
![]() |
SORRISO TRANSPARENTE, ALTO ASTRAL. |
Essa conversa bem íntima sobre a pessoa e a carreira de Ben Jor, fez-me lembrar que ano retrasado cruzei com esse 'Menino' Jorge Ben, sempre de óculos escuros, mesmo sendo noite – que não deve tirar nem no chuveiro – perdi a oportunidade de me aproximar dele – sou tímido pra essas coisas, sempre com a mania de não querer invadir o espaço privado, - e de lhe dizer, entre tantas outras coisas agradecidas:
“- Jorge,
quando encontrares o Chico (Buarque),
peça pra ele me dar um TOM (Jobim),
pra eu puder CAETANear as músicas do BEN JOR."
pra eu puder CAETANear as músicas do BEN JOR."
Se não puderes,
'chama o Síndico' Tim (Maia)
"pra tirar a escada daí"!
Feras, esses 'Meninos' Musicais da rica canção brasileira. Felizmente tantos outros os há, em profusão, nessa seara chamada Brasil. Graças aos 'deuses, - que dizem sejam brasileiros' - que os inspiram sempre.E nos colocam entre as melhores e mais variadas canções do mundo. Deixem eu me ufanar; é tão raro isso no meu jardim brasileiro!
Moços,
por suas inspirações.
(3)
“se essa rua, se essa rua fosse minha....” 'eu não mandava ladrilhar', mesmo porque não há calçada que se conserve para o bem estar dos passantes; são obstáculos frequentes e permanentes à vista. Mas 'se ela fosse minha'..., ao menos mandava fazer uma coisa muito útil:
desativar os decibéis exagerados de todo veículo de som de vendedor ambulante que passam vizinhos; os de pamonha, ovos, peixes, sorvetes, frutas, gaz, merchandising e 'quetais'. Infinidades & 'infernidades'.('INVENCIONICE' DO SERAMIGO!). Imagine quantos veículos passam pela mesma hora todo 'diabo' dia trazendo um pedaço de inferno pra nossos ouvidos. É pura irritação e muita desconsideração.

Não porque seu serviço não possa ser ainda útil. Mas é que eles atordoam nossa poluição sonora. Acima dos decibéis permitidos. Alguém precisa disciplinar isso. Fazê-los ver que eles mesmos são os primeiros prejudicados convivendo essas tantas horas de trabalho em alto e pernicioso som.
Lembro do tempo que leite, pão e até mesmo carne e sangue de porco, pra fazer chouriço, se entregava de carroça na porta - vê se isso era possível!...e era! - mas tinha a vantagem de não terem sonoros portáteis pra brigar com nossa tranquilidade.
![]() |
Prefeitos regionais, movam-se, por favor! |
Mesmo porque naquela época, além do armazem central de secos&molhados, essa era quase a outra única maneira de nos abastecermos. Hoje, não.
Alguém precisa eliminar isso, ou ao menos, - como já 'disse' - disciplinar esses sons berrantes.
Ao menos mandando abaixar os decibéis.
**************************************************
na próxima conversa por aqui de
IDEIAS & SERVIÇOS & 'Quetais'
estarei com torpedos & fogos de artíficios
dirigidos a alguns filmes;
aguardem!
******************************************************
P.S. para ver os 'curtir' e 'comments' desses Textos,
acesse o face no link:
IMPRESSÃO de LIVROS e outros, CHAME A SERVIDEIAS: |
IMPRESSÃO de
LIVROS (*)
AGENDAS
CADERNOS
CALENDÁRIOS
PUBLICAÇÕES
PEÇAS PUBLICITÁRIAS
PUBLICAÇÕES COMEMORATIVAS
& Criação, se necessário.
'Expertise' na edição de
Livro de Memórias & Datas Comemorativas.(*) Sabendo de alguém escrevendo, 'ponha-me na linha', por favor. Grato!
Wilson - Servideias ME
Consulte-nos: trip.servideias@uol.com.br
--------------------------------------------------
gratos pela força!
E sempre que (im)possível,
-(com ou sem acento circunflexo)-
Algum comentário, além daqui, vc pode postar na página do wilson-seramigo do facebook. Grato. Abs e Bjs
ResponderExcluir