sábado, 28 de janeiro de 2017

1.093 - DICAS, IDEIAS & SERVIÇOS (DIS) - Lazer e Cultura - São Paulo

UM HINO AOS SONHADORES, 
MESMO QUE LOUCOS SEJAM SEUS SONHOS.


LA LA, de 1 a 10


'falar' de filme 'que é unanimidade', é risco de ter que correr, se não quiser apanhar. Mas vou começar pela cotação máxima pra não ter que ser mordido.

10Superlativo para a criação musical; não estou incluindo aí as letras.  Superlativo para sua variedade de tons e sons; para sua aula sobre jazz. Uma música que mesmo quando não é entendida pode ser apreciada. Suas composições atualizam o jazz sem perder as raízes; e mostram as diferenças.  Sem didatismo; apenas nos embalando o confeito; é só degustar. Pra mim, todo o êxtase da trilha sonora já teria me levado ao paraíso; se êle existisse.

10ARREPIO DE PELE para algo que invejo nos que conseguem deslizar o 'baillado' feito quando se pisa numa casca de banana.  10 para seus gestos sincopados iniciando cada sequência do ballet musical. Em especial, o começo dessa dança retratada na imagem aí acima. Fêz-me lembrar a improvisação das 'street dance'. Fugiu do harmonioso dance clássico dos musicais para a 'síncope do arrepiado'. (Uih!).

10UPTODATE para o alinhamento do roteiro, abrilhantado pela criativa e inovadora direção do filme. Direção sincopada, ousada na sua maneira chazzelle de mixar as cenas. Para quem 'curte cinema', as emoções ficam arredondadas. 
Se você se der conta de que o roteiro e a direção são do mesmo Damien, percebe que êle dirigiu o filme numa linguagem up date do musical tradicional, assim como ele traçou na estória do filme o up date do jazz. E a trilha sonora é composição original para reforçar essa constatação.


10Damien Chazelle, - no 'teu' Whiplash já trazias esperanças de 'tuas' futuras inovações; 'serás' aguardado e (sempre) bem vindo com 'teu' próximo filme.

LETRASe 9 e 1/2, porque é decalcada da estória musical, e a aí aparecem os eternos chavões conhecidos desde os primórdios do cinema, ou mesmo de quando presenciamos ou protagonizamos no decorrer de nossa vida profissional. Ganham força maior por crédito também da Qualidade Musical. Por esta razão, nos deixamos extasiar até as (cidade das) estrelas.


Estória: como um professor que reconhece o seu bom aluno, mesmo quando este escorrega num trabalho/prova, vou me eximir de pontuar a estória. 

Nenhuma surpresa nesse quesito, exceto  a criação do beijo não acontecido, mas imaginado em flashback no lugar do 'encontrão' real da estória; o tão manjado 'SE' de (quase) todas as estórias da tela sobre sonhos, e que nada mais são do que reprodução dos nossos  sobre esses "SEs' da Vida. 


O Todo do filme é 'gostosíssimo' de ver, embora a estória seja a mais comum dos mortais desde os tempos imemoriais. Quem não teve, tem e ou não vivenciou sonhos a serem alcançados ou desfeitos ou deixados à beira de nossa estrada. 

Talvez aí esteja o ponto em que o filme 
pode deixar a desejar. 
Mas não dá pra não reconhecer que mesmo assim a estória está bem costurada como faz um artista de patchwork.

Sei de pessoas que não gostam de Musicais. Para essas, sugiro que arrisquem, pois que a chance de agradar é bastante grande. 
Também sou dos que não têm no Musical sua preferência, mas aprecio quando é bom. É este o caso, penso. Superlativo.



As Divas atuais do cinema já não cumprem mais o 'algoritmo ' existente no figurino do cinema anterior à atual geração de starlets. As de antes, tinham atestado da beleza hollywoodiana de nascença. As de hoje, são presenças diferenciadas, que não marcam muito as diferenças distintas uma da outra; embora encantem do mesmo jeito, fazendo-as, talvez, mais próximas de nosso jeito comum de ser.

Emma Stone
 e seus longos olhos 'amendoados de azeitona';
das grandes.



LA LA LAND - CANTANDO AS ESTAÇÕES 
(não) é um g r a n d e filme; mas o é em muitos detalhes que nos arrebatam. Cada um ache o(s) seu(s) - enjoy! - e é o que basta.

++++++++++++++++
P.S. > e aí, mr. president?... considerando Gosling, canadense, Chazelle, embora americano, seu sobrenome trai, no mínimo, influência européia, e se se 'vasculhar' as origens 'migratórias' do elenco de apoio do filme, fico pensando se essas Pessoas estarão dentro ou fóra de sua 'muralha da china'!

==até a próxima 'DICA, por aqui ou no face==
P.S. para ver os 'curtir' e 'comments', acesse o face no link:

Mesmo sendo convergente ou principalmente divergente com suas ideias, 
o importante é sua companhia e preferência.

JUNTOS, mesmo na divergência.
Obrigado!
===============
Há outros textos (postagens) abaixo; 
é só mover o cursor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário