sábado, 19 de dezembro de 2015

1.077 - DICAS, IDEIAS & SERVIÇOS (DIS) - Lazer e Cultura - São Paulo

O livro é de autor português 
- GONÇALO L. TAVARES - 

UMA MENINA ESTÁ PERDIDA NO SEU SÉCULO À PROCURA DO PAI.

Está lá no caderno 2 c/ chamada na capa do estadão/sp deste sábado, 19/dez. 
Mas independente do que estiver resenhado – como (quase) sempre, deixo a leitura pra depois 'de meu ler' – repasso o que esta me conduziu até o presente momento; desde o dia que soube por dica de veja
Caso você leia a resenha do estado antes, e encontre temas e personagens citados que normalmente você evita ou adia a leitura, - (síndrome down, nazismo, fundamentalismo, exclusão social), releve  'êsses’ temas porque a leitura é muito mais prazerosa e instigante do que isso. 

O que está me fascinando, - (pois ainda estou trilhando os caminhos sugeridos no romance pelo autor) - além da característica ‘ímpar’ dos personagens principais, é, sim, seu simbolismo contido nas pessoas en passant que ponteiam essa história; que só não é ‘realismo fantástico’ porque (quase) tudo é possível; foi sobretudo possível, infelizmente. 

Personagens que só não são outsiders, porque são simbólicos, observando o mundo e repassando significados, querendo transformá-los; em pequena escala, micro que seja, mas que, fazendo parte do macro, pode alterá-lo. 
Mas não se trata de gênero auto ajuda ou doutrinas de bem viver. Bem ao contrário, seus personagens, suas situações, seus objetos, suas ‘falas’, - se não perturbadora(e)s, - são reflexivas; são inusitado(as). 

Em minhas dicas escritas, evito morder o bom bocado e sugerir a graça do sabor ao oferecê-lo pra ser partilhado comigo, mas, nesse caso, se me permite, (apenas) 2 bocados; pois muitos ainda haverão. 

(Se você preferir assim mesmo surpresa total - como também eu gosto - pule os dois tópicos da sequência que reproduzo em forma descritiva e resumida; lógico, o texto do autor é mais 'literatura').

1) Um relógio  que exibe, no seu mostrador, apenas o ponteiro de minutos, parado, estático, sem o ponteiro das horas. Mas se você acompanhar o gesto do antiquário de virar no avesso o relógio, verá que o mecanismo das horas está funcionando perfeitamente, sem que possa mover o ponteiro inexistente.

2) Pegue uma nota de papel de maior valor e coloque-a na balança. Apesar de seu poder de compra, o papel nem é registrado no peso da balança. 
Mais. Se comprar algo, o troco que receber, que já valerá menos, irá pesar na balança mais do que o peso inexistente da nota original de valor maior.

Se você parar pra pensar sobre essas sugestões do autor, - e há outras - seus significados serão ‘profusão’.

Além dessas e outras pessoas&imagens,  você terá nessa ‘escrita’ outro valor desse livro. Além do inusitado delas, - que nos ajuda a refletir, - a forma leve desse romance prende nossa curiosidade no que tudo isso vai terminar.

Sua Concepção=conteúdo & sua Descrição=forma – ocuparão seu tempo com prazer; e se você adicionar como tempero o uso do seu pensar sem medo de gastá-lo, se permitirá também um tanto de ‘pre+ocupação’. Aí não só você ganha, todos ganhamos. Pois as pessoas que você vai encontrar nessa leitura, serão inusitadas, reflexivas, agradavelmente perturbadoras. Porque qualquer coisa que ‘perturbe’ não costuma sem agradável. Aqui o é por não haver excessos, nem mesmo gratuitos.

Mesmo querendo se poupar de 'temas e reflexões', vá em frente pois só a surpresa da escrita criativa, livre, leve e capaz, o conduzirá ao inusitado desse livro classificado como romance  pela sua editora cá em terra brasilis, Cia. das Letras.

Depois, querendo partilhar, seja bem vinda(o); caso contrário, espero que ao menos eu seja bem vindo!
Enjoy!


Nenhum comentário:

Postar um comentário