sábado, 9 de agosto de 2014

911- DICAS, IDEIAS & SERVIÇOS (DIS) - Lazer e Cultura - São Paulo

D I C A S
POLÍTICA/ CINEMA/ LIVRO/ RESTAURANTE

==================

POLÍTICA
Foi dada a largada para as poluições: sonora e visual e outras sujeiras "quetais" da campanha eleitoral . 
Já viu por aí? ´Cástou´ vendo eu c/ lamentos. 
E adianta?! Pode ser que não, mas quanto mais barulho poluidor fizerem, menos acreditarei neles. 
Pense(m) comigo. Se tem alguém - em especial - que não deveria poluir e mentir não seria exatamente o(a) candidato(a) à representante público? Se nem isso eles percebem, o que esperar deles?

Bem,... sobre política em particular volto a ´falar´ por aqui em outras horas.  

Por ora, atentos, que este é o momento das mentiras (des)lavadas, articuladas e sujas. 
É hora de usarmos nosso senso crítico e ler nas entrelinhas. 
A Democracia exige isso de nós, mesmo estando (ou se) desacreditados DELA. Por pior que seja, continua sendo o melhor gestor de nossos desejos e interesses comuns. É a que temos, e nossa atitude e ação é que podem transformá-la numa DEMOCRACIA que desejamos. 

==================

CINEMA 
- filmes ´i m p e r d í v e i s´-

1) VIVA A LIBERDADE

Claro, êsse em primeiro lugar, aproveitando ´o gancho´ do assunto política.
Filme para (quase) todo político detestar;  ou não, porque normalmente são tão, mas tão ´caras de....´ que nem ligam que falem mal dele(a)s. 


É o Personagem Político que deveria existir no Congresso ou no Alvorada. Eu correria o risco de elegê-lo mesmo que provocasse um tsuname em nossa realidade política. Estamos precisando. 


Duvido que você não aprecie esse filme, mesmo não gostando de política. Principalmente se este é o seu caso, Vá ver. Leve sua ´camisinha´ virtual que você vai ´orgasmizar´! 

P.S. Impressionante o brilho que um(a) artista de teatro consegue na telona. Refiro-me ao Tony Servillo, o mesmo do A Grande Beleza; também mesmo diretor. 

==================

 2)  Não diria que este filme seja imperdível, mas mesmo estando qualificado com poucas estrelas críticas, fique atento nêle. Principalmente se você tiver interesse em refletir sobre nossa tecnologia do dia a dia - essa que está conectada nos ouvidos transeuntes de nossas ruas e nos dedos ansiosos nessas maquininhas maravilhosas. 



Nesse filme estrelado por um contido Johnny Depp, coadjuvado por Morgan Freeman, vemos os possíveis embates da tecnologia com nossa personalidade; singular ou coletiva. 

Se você se encaixa nesse segmento de interesse, veja o filme. Não é aventura de ficção científica. 
É calmo, sereno, até mesmo nos poucos momentos de impactos cênicos, e também afetivo, amigo, bem intencionado. Faz-nos lembrar o computador alpha de 2001; - não é um filme no padrão deste/daquele - mas o seu P!NN nos remete a êle. Naquele do Kubrick, o simio que nos antecedeu descobre o osso que o faz senhor do seu território; aqui o sapiens evoluido adentra a IA, Inteligência Artificial. Para o Bem ou para o Mal. Vendo-nos sofrega(da)mente conectados, me faz refletir que a preocupação futura não serão os robôs, mas, sim, nossa (auto)consciência robotizada. Plugada em Transcendência. Certamente estamos num momento de evolução humana transmutando para um automatismo. Nós é que estamos gestando o ser sapiens robotizado; nós é que já o somos. Estando na rua e/ou com outros, observe em sua volta para crer. 
E...boa sorte! 

==================


 3) O MELHOR LANCE
A margem que tenho aqui para que o ´lance´ desse filme não lhe tire a surpresa ao assistí-lo, é muita pequena. Então, vou ficar nessa síntese generalizada: é uma obra prima gestando em suas entranhas várias outras obras primas. 

Enfim, outro filme do G. Tornatore do Cinema Paradiso. É preciso acrescentar algo mais? 
Geoffrey Rush, expontaneamente soberto; Donald Sutherland, sempre c/ seu eterno ar de ´gozador´, mesmo não tendo motivos para. 
Veja e ´debite no meu crédito´ caso não lhe seja do seu agrado. Previna-se!....é para gostos refinados. Certamente você o terá para apreciar esse filme.

==================


LIVRO 

O ENIGMA DE ESPINOZA

De Irvin D. Yalom, o psiquiatra, que escreveu "Quando Nietzsche Chorou" e De frente para o sol" (Freud). 


Neste Enigma, uma alternância dos inícios do séc. XVII, (Spinoza, judeu) e início do séc. XX, (Rosenberg, próximo de Hitler).

Espinoza, o filósofo do(a) Deus(a) Natureza que defrontou e atormentou mentes religiosas e políticas da época com seus achados pensantes. Por isso mesmo, excomungado oficialmente da própria Comunidade Judáica c/ o herem. 

Apesar de seu tratado sobre a Ética parecer, numa primeira leitura, de difícil digestão, você não vai ser agredido ou perturbado por isso na leitura desse livro, pois é tudo montado pelo autor Yalom, de forma simples e cativante. É uma chance de atualizar nossos estudos de ´antenhos´ e nos divertir com o tabuleiro dos eventos que o autor nos traz. E por que, não, aprender um pouquinho mais sobre a História que nos precedeu e seus Personagens. Delicie-se c/ esse Enigma.

==================
RESTAURANTE/
La Cucina Di Casa
para quem estiver por sampa

O frescor da pasta, a leveza da massa que muito chef por aí cria e monta em tom de frescura, o da Cucina o faz com simplicidade, soberania e dignidade. Restaurante de bairro, sem badalação, pequeno, mas grande nos seus resultados. Quando o menos é mais. É uma surpresa  que encanta e ´agradou em cheio´ meu G6. 
(*)
(*) 3 casais que semanalmente (sempre que possível) programam sair para jantar.

La Cucina, fica no Campo Belo, R. Gabriele D´Annunzio.
Supreenda-te, ´se fores capaz`!

==================
aguardo seu cadastro nesse blog; 
você será muito bem-vinda(o)!
=
================

saboreie seu final de semana
com essas páginas, águas 

e essas iguarias que partilho com você(s).

Um comentário:

  1. PARA LER OS COMENTÁRIOS E VER OS 'CURTIR' DESSAS POSTAGENS ACESSE NO FACEBOOK, QUE É ONDE AS PESSOAS ESTÃO MAIS ACOSTUMADAS A POSTAREM E A ESTAREM PRESENTES.
    QUERENDO POSTAR O SEU POR AQUI, FIQUE À VONTADE.
    GRATO PELA VISITA. ABS E BJS
    P.S. Não conseguindo ‘linkar’ direto, copie e aplique no seu Google Chrome ou Internet Explorer.
    www.facebook.com/wilson.seramigo

    ResponderExcluir