quinta/ 12 de dezembro/
2013
sexta/ 13 de dezembro/ 2013
sábado/ 14 de dezembro 2013
==================
sábado/ 14 de dezembro 2013
Campanha traz imagens de deusas 'agredidas' para combater violência doméstica na Índia
AnteriorPróximo
Uma agência de publicidade recorreu à religiosidade do povo indiano para combater a violência doméstica na Índia, que segundo estatísticas é muito alta já que 68% das mulheres indianas sofrem com isso.
Para fazer um alerta a essa situação, a agência mostrou figuras mitológicas femininas do hinduísmo, como as deusas Lakshmi e Saraswati, com marcas de agressão no rosto.
Para fazer um alerta a essa situação, a agência mostrou figuras mitológicas femininas do hinduísmo, como as deusas Lakshmi e Saraswati, com marcas de agressão no rosto.
J A Z Z , B I G B A N D S & C I A
Ronaldo Benvenga
O SOM DO HARLEM
(Parte I
No início do século 20, o Harlem era um pacato bairro de classe média branca, localizado ao norte da ilha de Manhattan (Uptown). A região só tornou-se bairro negro a partir de 1904, quando a linha do metrô I.R.T.(Interborough Rapid Transit) foi inaugurada. A chegada dos trens subterrâneos trouxe consigo a especulação imobiliária, com a construção de inúmeros edifícios e “boulevards” que deram sua configuração arquitetônica atual. Entretanto, essa desenfreada febre construtiva gerou centenas de imóveis vazios. Como conseqüência, a grande oferta de moradias fez os alugueis baixarem, obrigando seus proprietários a aceitar inquilinos negros atraídos pelos preços. Assim que foi aberto o flanco, a população negra”explodiu”, vinda da África, Caribe e, principalmente, do sul do país. Em 1910, o bairro já abrigava mais de duzentos mil negros.
O apogeu do Harlem deu-se a partir dos anos 1920 até os 40, os assim chamados anos dourados do jazz, do swing e das big bands. Em 1915,inicia-se uma importante transformação que o tornaria o centro de diversões da cidade de Nova York, com a instalação de luxuosas casas de espetáculo e entretenimento. Artistas e músicos negros passam a se apresentar aí, oriundos dos mais diversos quadrantes do país. Uma época rica e criativa da música popular norte-americana. Logo o bairro entra na moda, com a sociedade branca novaiorquina lotando seus teatros, clubes noturnos e cabarés, para ver e aplaudir artistas como Duke Ellington,Cab Calloway, Count Basie, Jimmie Lunceford, Chick Webb, LouisArmstrong, Fats Waller , Bill “Bojangles” Robinson, Bessie Smith e muitos outros.
Dezenas de salões de baile foram abertos por todo o bairro ,o mais famoso de todos foi, sem dúvida, o Savoy Ballroom, também conhecido como “The Track” (A Pista), situado na Lennox Avenue e cujo “slogan” era “The House Of Happy Feet” (A casa dos pés felizes). Um salão enorme, com capacidade para 4.000 dançarinos e freqüentado exclusivamente por negros. Aberto a 12 de março de 1926, funcionou até meados dos anos 1950, com bailes animados por black bands de primeira qualidade, lideradas por Lucky Millinder, Earl “Fatha’Hines, Erskine Hawkins, Dizzy Gillespie, Andy Kirk, Harlan Leonard, Chick Webb, Jimmie Lunceford e outros mais.O famoso baile das quartas-feiras (Wednesday Lindy Hop), tinha uma freqüência de entusiásticos dançarinos que disputavam avidamente os ingressos.
BATALHAS DE BIG BANDS
Outra grande atração da casa eram as chamadas “batalhas” travadas entre famosas orquestras colocadas uma ao lado da outra, em palcos separados e tocando alternadamente, a vencedora era a que recebia a maior quantidade de aplausos do público presente. A disputa que marcou época, colocou em confronto a banda branca do clarinetista Benny Goodman, O Rei do Swing e a do baterista negro Chick Webb,
baterista negro Chick Webb, precisamente no dia 11 de maio de 1937. Reunindo uma multidão calculada em 20.000 pessoas (4.000 dentro da salão e as demais espalhadas ao longo da Lennox Avenue). Naquela memorável noite o Savoy entrou em delírio, tendo como vencedor inconteste, Chick Webb, que saiu coberto de glória. Daí em diante passou a ser conhecido como “O Rei do Savoy”.
TEATRO APOLLO
Casa de espetáculos localizada na rua 125, é o mais famoso da história do Harlem. Na era do jazz (anos 1920 até os 40), o único teatro-cabaré que, devido a odiosa discriminação racial vigente, permitia a entrada de negros na platéia. Aberto até nossos dias e funcionando normalmente, seus célebres concursos de calouros , (Amateur Nights), acontecem às quartas-feiras, continuando a atrair
legiões de jovens à procura de um lugar ao sol no cenário artístico norte-americano. O Apollo Theatre foi o veículo por onde passaram talentos como Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan. Essas duas destacadas cantoras, ao vencerem o concurso, receberam um formidável impulso no início de suas carreiras. Nos anos 1980, o teatro passou por uma completa reforma, reabrindo para o público e apresentando orquestras,
cantores, dançarinos e sapateadores, como tem feito desde sua abertura em 1913.
=========================
Ouçam os programas:
Quinta Avenida Especial -aos domingos a partir das 9:00 horas.
Rádio Trianon AM-740 khz - São Paulo
Rádio Universal AM-810khz - Santos
Cruz FM- 87.5 mhz – de Cruz das Posses,
na grande Ribeirão Preto - S.P.
Pela internet nos sites:
na grande Ribeirão Preto - S.P.
Pela internet nos sites:
Produção e apresentação-Ronaldo Benvenga
==================
aguardo seu cadastro nesse blog;
você será muito bem-vinda(o)!
você será muito bem-vinda(o)!
Simplesmente, 'me chame' para:
CRIAÇÃO, EDITORAÇÃO E IMPRESSÃO
de LIVROS, PUBLICAÇÕES OU PEÇAS
PUBLICITÁRIAS
producao@servideias.com.br
producao@servideias.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário